líder motivando equipe

© Depositphotos.com / tomwang Um líder que valoriza, respeita e motiva sua equipe conquista resultados extraordinários.

Liderança e motivação são elementos diretamente interligados e inseparáveis. Mais do que isso, são fundamentais para o desenvolvimento contínuo e alcance de resultados extraordinários. Funcionários felizes e motivados produzem mais e melhor, além de se tornarem mais engajados e comprometidos.

Assista a este magnífico vídeo, que passa uma grande lição sobre liderança e motivação:

Continue lendo para se aprofundar na reflexão sobre esses dois importantes elementos para alcançar o sucesso.

Entenda a relação entre liderança e motivação

Chefe é aquele profissional que foi escolhido pela empresa para gerenciar uma equipe, ou seja, é algo concedido. Já o líder é aquele que conquista a confiança dos seus liderados, os inspira e motiva a trilharem um caminho de desenvolvimento, perceba que é uma escolha.

Um chefe que apenas dá ordens não é capaz de motivar seus colaboradores. Isso, apenas um grande líder é capaz de fazer, porque, mais do que ordenar, ele passa um senso de propósito aos liderados. Assim, o grupo se transforma em time e segue firme rumo aos objetivos da companhia.

Dicas para potencializar sua liderança e motivar as pessoas

PSC

Confira dicas de como se tornar um líder de sucesso por meio de competências e atitudes de motivação para sua equipe.

1. Reconheça o valor de sua equipe

Um verdadeiro líder valoriza e promove sua equipe. Ser reconhecido e respeitado é uma das necessidades básicas do ser humano e, portanto, uma das formas mais efetivas de estimular sua equipe a entregar o melhores resultados.

Em vez de simplesmente cobrar que os colaboradores tenham um bom desempenho, estimule-os. Dê feedbacks falando sobre os pontos de destaque de cada um e as áreas em que é preciso melhorar. Esse direcionamento faz toda a diferença para a equipe e a encaminha para onde a empresa precisa, otimizando esforços.

2. Estimule a atitude colaborativa

O senso de pertencimento gera altíssimo impacto nos resultados e alcance dos objetivos do negócio. Todo profissional precisa se sentir parte integrante e útil da instituição. Para isso, inclua os colaboradores nos projetos e dê abertura, respeito e confiança para que se sintam confortáveis e seguros para expor, propor e agregar com novas ideias e estratégias.

Através desse tipo de incentivo, o funcionário se torna mais ativo, participativo e contribui significativamente para o crescimento da organização. Uma forma de estimular a colaboração é através da definição de metas para serem alcançadas em conjunto e não individualmente.

3. Preze pelo diálogo aberto

O diálogo é uma das ferramentas para importantes para um líder que deseja motivar a sua equipe. Quanto mais aberto for esse canal entre supervisor e funcionários, mais forte será a relação de confiança entre todos. Jamais esconda nada, apenas, claro, quando for estritamente necessário.

Além de se comunicar, lembre-se de ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Acolha suas dúvidas, sugestões e reclamações, claro que nem sempre poderá resolver tudo, mas o fato de escutar já será muito positivo. Através do acolhimento se mostrará um verdadeiro guia para todo o time, alguém em que eles sentem que podem confiar.

4. Dê condições de crescimento

Quanto mais a equipe se aprimora e se torna melhor no que faz, mais resultados serão alcançados. Cuidar da evolução do seu time é cuidar de sua própria evolução enquanto líder. Promova e incentive o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, especialmente por meio de treinamentos, palestras e workshops.

Mais do que liderados, os integrante da equipe são seus parceiros. Quer ir mais longe? Desperte o potencial pleno de todos! Quanto mais eles sentirem que têm espaço para crescer dentro da empresa, mais irão se dedicar, beneficiando a si mesmos e ao negócio.

5. Tenha uma atitude positiva

A postura de um líder diz muito sobre o comportamento e desempenho da sua equipe. Aqueles que estão sempre tensos acabam passando isso para os demais, gerando um clima de medo e insegurança. Se, por outro lado, o líder se mostra positivo mesmo perante os desafios, isso contagia a todos e faz com que lidem com problemas e tenham ainda mais motivação para vencê-los.

Lembrando que postura positiva nada tem a ver com se apegar ao que não é real. Significa que dará mais ênfase para as oportunidades do que para os problemas. Assim, quando eles surgirem conseguirá enxergar com facilidade as possíveis soluções, sem se deixar paralisar.

6. Esteja sempre em busca de novidades

No universo corporativo e de gestão de pessoas sempre surgem novidades, ferramentas e estratégias que podem facilitar o dia a dia. Mantenha-se atento a essas tendências para implementar as que julgar interessantes para a sua equipe. Muitas vezes, a adoção de uma nova ferramenta é capaz de fazer com que o trabalho se torne muito mais eficiente.

7. Seja um exemplo que inspira os liderados

As atitudes do líder são como um reflexo para a equipe, portanto, se comporte da maneira que deseja que seus liderados se comportem. Isso envolve tudo, postura, forma de se comunicar, pontualidade, foco, bom relacionamento com todos. Inspire-os através do seu posicionamento, isso vale muito mais do que qualquer ordem que possa dar.

Citações sobre liderança e motivação

Para finalizar, fique com algumas citações que falam a respeito de liderança e motivação. Aproveite para refletir sobre cada uma delas para compreender definitivamente essa relação.

  1. “Liderança é sobre visão e responsabilidade, não sobre poder.” – Seth Berkley.
  2. “Um líder é aquele que conhece o caminho, segue por ele e o mostra aos demais.” -John C. Maxwell.
  3. “Um bom líder é aquele que leva um pouco mais da sua cota de culpa e um pouco menos da sua cota de crédito.” – Arnold H. Glasow.
  4. “Os líderes medianos elevam o nível de si próprios, os bons líderes elevam o padrão para os outros, os grandes líderes inspiram outros a elevar seus próprios padrões.” – Orrin Woodward.
  5. “O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; ter humor, mas sem loucura.” —Jim Rohn.
  6. “Para cuidar de si mesmo, use sua cabeça; para lidar com os outros, use seu coração.” – Eleanor Roosevelt.
  7. “Aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, vão esquecer o que você fez, mas nunca vão esquecer como você as fez sentir.” – Maya Angelou.
  8. “Meu trabalho não é tornar as coisas fáceis para as pessoas. Meu trabalho é pegar as pessoas incríveis que temos, motivá-las e torná-las ainda melhores.” – Steve Jobs.
  9. “Não diga às pessoas como fazer as coisas, diga-lhes o que fazer e deixe-as surpreendê-lo com os resultados.” – George Patton.
  10. “Liderança é uma escolha, não uma posição.” – Stephen Covey.

E então, ficou clara para você a relação entre liderança e motivação? Saiba que esses dois elementos devem estar sempre presentes em sua vida, independentemente da posição hierárquica que ocupe em uma empresa.

Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

Imagem: Por Roman Samborskyi