Profissionais, em pé, sorrindo mostrando satisfação com o trabalho

Depositphotos.com / ridofranz A satisfação no trabalho é muito importante para aumentar a produtividade dos profissionais e à conquista dos resultados da empresa!

Não existe melhor combustível para a produtividade numa empresa que a satisfação com o trabalho. Este também é um dos pressupostos da existência humana, afinal, quando nos sentimentos felizes e satisfeitos com o que fazemos, consequentemente o nosso envolvimento no trabalho é muito maior e os resultados bem melhores também.

Entretanto, muitos empresários ainda não compreendem muito bem esta lógica e acabam cobrando engajamento e motivação de seus colaboradores antes mesmo de oferecer-lhes condições de sentirem-se satisfeitos em seu trabalho. Em decorrência disso, vemos cada vez mais excelentes profissionais insatisfeitos com suas empresas, saindo para trabalhar nos concorrentes, pois mesmo gostando daquele trabalho, não encontram nele o que buscam para conquistar sua realização profissional.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Por isso mesmo, algumas das mais importantes responsabilidades das empresas são: o de sempre cuidar da qualidade de vida dos funcionários, do clima organizacional, dar-lhes infraestrutura para que possam realizar suas tarefas da melhor forma possível, garantir as condições de higiene e, especialmente, garantir seus direitos e oferecer-lhes o reconhecimento que merecem por sua dedicação e compromisso com o trabalho.

Trabalhando para Aumentar a Satisfação com o Trabalho

Como empresário, posso dizer que fomentar a satisfação no trabalho em nossos profissionais é realmente um desafio diário, mas também extremamente recompensador. Quando vemos que nossas estratégias de gestão de pessoas surtiram os efeitos desejados e, que além de satisfação no trabalho, estas resultaram no aumento da produtividade, em sua vontade espontânea de colaborar, num maior engajamento e felicidade em estar em nossa empresa, isso é mais que especial. Isso é maravilhoso!

Entretanto, para que estes resultados positivos sejam alcançados é importante que se valorize nosso capital humano. Na prática, isso representa criar uma cultura organizacional em que seja possível conciliar tanto as necessidades da organização como das pessoas que a compõem. A junção destes dois elementos é verdadeiramente um catalisador, pois é o que potencializa a satisfação dos profissionais e os resultados de seu trabalho diário.

Ações para Fomentar um Maior Envolvimento da Equipe

PSC

Por isso mesmo jamais subestime a insatisfação dos seus profissionais, pois isso pode fazer com que sua empresa perca grandes talentos justamente pela falta de atenção às suas necessidades profissionais e meta pessoais também. Isso quer dizer que é muito importante criar políticas organizacionais de valorização dos colaboradores para que haja uma troca justa entre o que cada um espera um do outro e se construa juntos grandes resultados.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

De parte da empresa é essencial que ofereça aos seus funcionários – boas condições de trabalho, oportunidades de crescimento, salários compatíveis com suas funções, reconhecimento ao trabalho, chances de promoção e lideranças coesas, que sejam bons exemplos e fontes inspiração para a equipe. Dos profissionais, espera-se que aproveitem suas oportunidades, que deem o seu melhor, tenham respeito às regras e congruência no que fazem e colaborem com seus conhecimentos e habilidades para a construção de resultados extraordinários para a organização e para sua carreira.

Por fim, podemos concluir que a satisfação e o envolvimento no trabalho têm uma relação direta com a união dos profissionais com a empresa, pois é esta sinergia que sempre fomenta o sucesso de todos.