Voltar

A Relação entre Economia e Empreendedorismo

Publicado em | 0 comentários

Bikeriderlondon/Shutterstock Em nosso país, 3 em cada 10 brasileiros, já realizaram o sonho de abrir seu próprio negócio

Você sabia que no Brasil, três em cada dez brasileiros, na faixa etária de 18 a 64 anos, possuem uma empresa? Pois é, este número demonstra que, não por acaso, o nosso país é o que mais empreende no mundo. O brasileiro é realmente diferenciado, criativo e destemido, pois mesmo em meio a tantas dificuldades, não desiste do seu sonho de empreender o próprio negócio.

Economia e empreendedorismo caminham juntos, o que de modo geral fortalece toda a cadeia produtiva de nosso país. Ao atender determinadas demandas do mercado, os empreendedores estão fazendo circular nossa economia, redistribuindo a renda, criando novos empregos e alimentando a sua prosperidade e a de outras empresas (parceiros e fornecedores) que, do mesmo jeito, colaboram para um ciclo de abundância e prosperidade para o Brasil.

O Poder de Empreender

Segundo Jorge Paulo Lemann, um dos empresários mais ricos e bem-sucedidos do país – “Os empreendedores vão salvar o Brasil!”. De fato, mesmo em tempos de crise econômica, o brasileiro não deixa que acreditar que é possível colocar suas ideias em prática e buscar identificar boas oportunidades de negócio e de ter sucesso.

Com certeza, o caminho é longo e cheio de dificuldades, porém também é superprazeroso e recompensador ver nossos sonhos transformados em realidade. Eu mesmo abri minha Escola de Coaching numa época em que esta metodologia ainda era nova e até desconhecida do Brasil. Trabalhei duro, fiz investimentos, virei noites e noites, errei e acertei, mas persisti em meu objetivo. Hoje o Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC, é a maior escola de treinamentos do mundo. Fantástico, não é mesmo?

Este é o poder de empreender. Entretanto, muitos empreendedores ficam ao longo do caminho porque além de sonhar não compreendem que também é preciso se preparar para ter uma empresa. Na prática, isso representa investir em capacitação, aprender a administrar o negócio, gerenciar os processos e liderar as pessoas.

Representa buscar planejar, assertivamente, todos os passos do negócio, melhorar suas competências técnicas, emocionais e comportamentais e, especialmente, aprender a cuidar do dinheiro da empresa e fazer bons investimentos, no alvo certo e no tempo certo.

Esta maturidade administrativa faz toda diferença entre negócios que dão certo e aqueles que, por melhor que sejam; não chegam aos sete anos de vida, como muito acontece no Brasil. Por isso, se o seu sonho também é empreender e se tornar um empresário de sucesso: mantenha o foco, planeje, se capacite, seja inovador, criativo e ouse conquistar resultados extraordinários. Boa Sorte, Empreendedor!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!