Voltar

A Relação entre a Teoria da Decisão e o Coaching

Publicado em | 0 comentários
Teoria da Decisão

Peshkova/Shutterstock Entender como o ser humano toma suas decisões é o que tenta desvendar a teoria da Decisão

 A Teoria da Decisão é um ramo da ciência que estuda os processos envolvidos no ato de decidir. Engloba tanto uma análise psicológica, no que tange os aspectos cognitivos e comportamentais da mente humana, bem como elementos da matemática, filosofia e estatística no sentido de tentar desvendar quais são as influências no processo de tomada de decisão em diferentes momentos e contextos.

Ao decidir, todos nós usamos argumentos reais ou mesmo imaginários para nos ajudar em nossas deliberações. Para isso, a Teoria da Decisão leva em conta quais são os valores, objeções, alvos e intenções da pessoa e o que ela considera importante ou não quando precisa dar um parecer sobre algo ou alguém.

No universo de vendas, por exemplo, compreender quais são os motivações dos clientes para comprar ou não determinados serviços, produtos ou marcas, é ainda mais importante, pois afeta diretamente os resultados das empresas e seu crescimento no mercado. É preciso entrar na mente do consumidor, conhecer seus desejos e necessidades e oferecer soluções que de fato atendam aquilo que estão buscando.

Coaching e Teoria da Decisão

Teoria da Decisão

ESB Professional/Shutterstock Como você toma suas decisões? Reflita e veja se é mesmo o melhor!

O processo de Coaching acontece a partir da decisão do cliente de sair de seu estado atual para o seu novo estado desejado. As transformações e mudanças proporcionadas por ele seguem a mesma linha, uma vez que é essencial que o cliente esteja ciente de sua responsabilidade para com seu objetivo e que, para isso, tem de assumir um compromisso verdadeiro com os resultados que deseja alcançar.

Neste contexto, podemos dizer que a Teoria da Decisão vai dar suporte a que o coach (profissional que conduz o processo) possa buscar compreender como é o mapa mental do seu coachee (cliente), o modo como pensa e age em relação a si mesmo, as pessoas, ao seu trabalho e a vida. Este entendimento permite acessar suas ideias com mais facilidade e se comunicar e relacionar na mesma frequência.

No Coaching é importante que coach e coachee estejam em perfeita sintonia sobre os métodos e ferramentas aplicadas. Do mesmo modo o cliente deve compreender que o processo decisório é seu e, como tal, deve tomar suas decisões de forma consciente e congruente com os resultados que deseja atingir.

Somos o resultado das nossas escolhas, logicamente aquilo que conquistamos ou deixamos de conquistar na vida pessoal e profissional é fruto das decisões que tomamos, portanto, quem decide com clareza, consciência, responsabilidade e assertividade tem bem mais chances de alcançar seu estado desejado e a satisfação que busca.

Por fim, podemos dizer que a Teoria da Decisão é mais uma forma científica de entender nosso processamento mental e cognitivo, entretanto, como nós bem sabemos, no Coaching, na carreira e na vida, é essencial entender, desde cedo, que são as nossas boas decisões que nos levam ao sucesso que desejamos ter.

Por isso, avalie com mais profundidade quais são os valores, critérios e crenças que guiam sua tomada de decisão e reflita se estes são realmente os melhores para você, para suas relações, comunicação e resultados pessoais e profissionais. Pense nisso e tome decisões mais assertivas!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!