Você já ouviu falar das gerações X, Y e Z? Sabe quais são suas diferenças? Como o comportamento das pessoas nascidas em cada um destes períodos influencia o ambiente de trabalho?

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Diferenças entre as gerações X, Y e Z

Geração X

As pessoas da geração X nasceram entre os anos 60 até o começo da década de 80, e hoje tem entre 30 e 47 anos de idade. São jovens que cresceram durante a Guerra Fria e viveram um período de insatisfação com o governo e com a política regente na época.

Pessoas nascidas neste período foram as primeiras a utilizar a tecnologia e ver como ela começava a se tornar importante no mundo. Na vida profissional, a geração X é caracterizada por pessoas que não ousam muito. São aquelas que valorizam cargos, salários e funções e permanecem longos períodos na mesma empresa.

Por terem um perfil conservador, as pessoas da geração X passam mais credibilidade, confiabilidade, por serem pessoas que, na maioria, tiveram mais oportunidades, mais trocas de aprendizado, viveram numa época onde tinham que ser indivíduos mais resilientes. Apesar de existir um preconceito, que parte da própria geração, muitas empresas apostam nesse perfil para cargas de maiores competências e tomadas de decisão. 

Geração Y

Pessoas da geração Y nasceram na segunda metade da década de 80, e se caracterizam pela constante busca por conhecimento e aprendizagem. Foram os primeiros a utilizar a internet. Nessa época houve grandes mudanças e avanços reconhecíveis com o surgimento da tecnologia. Embora ainda com poucos recursos como temos hoje, a tecnologia chegou para promover grandes avanços também na forma de trabalho. 

PSC

O que demandava um tempo longo na execução de algumas tarefas, a geração Y viveu momentos gloriosos de transmissão de arquivos pela internet, algo nunca sonhado, enfim se fez presente no mundo empresarial e em casa. Nessa época surgiram as lanhouses que hoje já está em decadência.  

A geração Y não valoriza tanto a hierarquia, e acredita que o trabalho em conjunto oferece grandes resultados. São ansiosos e querem conquistar reconhecimento e subir de cargo de forma rápida.

Geração Z

Esta geração também é conhecida como geração silenciosa. São pessoas que nasceram a partir da segunda metade da década de 90, e são consideradas individualistas, antissociais, não valorizam o convívio em grupo e acreditam que podem fazer tudo sozinhas. Sofrem consequências por agirem assim pois um indivíduo foi criado para viver em grupo, em sociedade, interagindo com pessoas e o meio. No ambiente de trabalho, com certeza, tem dificuldades nas relações interpessoais. 

São pessoas dinâmicas e multitarefas, fazem mil coisas ao mesmo tempo e têm uma visão ampla do mercado e do trabalho, de forma geral. São profissionais que não valorizam o “tempo de casa” em uma empresa, e não têm paciência para pessoas mais velhas e de outras gerações, o que pode gerar conflitos de opiniões e comportamentos. 

Como será o futuro das novas gerações no mundo coorporativo

Já imaginou como serão essas gerações a curto prazo, com toda essa tecnologia avançando a cada dia aceleradamente?

Muito tem se falado de como será o perfil e comportamento do “Profissional do Futuro”. Um mundo onde as nomenclaturas, da mídia digital por exemplo, vão se modificando a cada ano, as gerações X, Y, Z vão ter que correr muito para se adequarem à nova realidade. É impossível? Não, mas será preciso um pouco de esforço para acompanhar o mundo dos negócios.

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Pensando nisso, separei algumas características que vislumbro ser importante para o profissional do futuro:

Proatividadeseja proativo, antecipe os problemas, aja com rapidez. Saiba pensar rápido e trabalhar rápido.

Versatilidade – Como a geração Z, essa habilidade nunca estará em desuso. Seja versátil mas com parcimônia na execução das tarefas. É preciso focar no que está fazendo para que o resultado seja satisfatório. Não confunda versatilidade com multitarefado.

Comunicação é a chave para fechar bons negócios, liderança de equipes. A comunicação tem que estar muito alinhada para uma equipe coesa.

Resiliência para o profissional do futuro, esta é uma grande habilidade! Mudanças estão e vão acontecer o tempo todo, avanços tecnológicos, inteligência artificial. O mercado estará mais exigente. As empresas sempre vão estar de olho nessa habilidade tão importante. Já imaginou o quanto o formato de trabalho será diferente, com certeza isso trará demissões pois com a tecnologia nova, mão de obra humana será reduzida. 

Relacionamento interpessoal um problema que vários profissionais encontram dentro do ambiente de trabalho. Saber lidar com o outro não é tarefa fácil. Não sabemos lidar nem com nossas emoções. Promover um ambiente de bom relacionamento com os colegas de equipe e liderança será um outro diferencial para se manter dentre os profissionais do futuro.

Qualificação o profissional do futuro terá que estar sempre se atualizando, fazendo cursos de aperfeiçoamento profissional, estar atento ao que o mundo está falando. Além da questão profissional, o futuro pede um profissional que saiba lidar com suas emoções. Cuide do lado pessoal, sobretudo de sua inteligência emocional. Uma pessoa que possui autocontrole, autoconfiança e é equilibrada, será um grande líder ou mesmo um ótimo colaborador. Fique de olho nas suas competências pessoais. Elas serão fator de atenção e escolha das grandes empresas. 

Criatividade para o profissional do futuro essa habilidade será imprescindível. Se preparem – as gerações passadas – que os profissionais de hoje estão altamente criativos. A criatividade é um diferencial de poucos. As empresas estão de olho nesse profissional pois o mercado muda o tempo todo e precisa de muita criatividade e dinamismo para se manter com a concorrência. 

Assertividade um mercado que não dará tempo aos erros. Trabalhar com assertividade será “obrigatório”. Hoje o mercado já é muito exigente, no futuro esse nível de exigência será monstruoso. Ganha quem chega primeiro, oferece os melhores serviços e entrega resultados aos seus clientes.  

E para você, que outras características são importantes para diferenciar estas gerações? Acredita que no futuro essas habilidades farão a diferença? Contribua deixando o seu comentário!

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