Voltar

A principal diferença entre as gerações X, Y e Z

Publicado em | 0 comentários
geração x escrito em letras metálicas

© Depositphotos.com / pxhidalgo O comportamento das pessoas no trabalho pode variar de acordo com as características da época em que nasceram.

Você já ouviu falar das gerações X, Y e Z? Sabe quais são suas diferenças? Como o comportamento das pessoas nascidas em cada um destes períodos influencia o ambiente de trabalho?

Diferenças entre as gerações X, Y e Z

Geração X

As pessoas da geração X nasceram entre os anos 60 até o começo da década de 80, e hoje tem entre 30 e 47 anos de idade. São jovens que cresceram durante a Guerra Fria e viveram um período de insatisfação com o governo e com a política regente na época.

Pessoas nascidas neste período foram as primeiras a utilizar a tecnologia e ver como ela começava a se tornar importante no mundo. Na vida profissional, a geração X é caracterizada por pessoas que não ousam muito. São aquelas que valorizam cargos, salários e funções e permanecem longos períodos na mesma empresa.

Geração Y

Pessoas da geração Y nasceram na segunda metade da década de 80, e se caracterizam pela constante busca por conhecimento e aprendizagem. Foram os primeiros a utilizar a internet.

A geração Y não valoriza tanto a hierarquia, e acredita que o trabalho em conjunto oferece grandes resultados. São ansiosos e querem conquistar reconhecimento e subir de cargo de forma rápida.

Geração Z

Esta geração também é conhecida como geração silenciosa. São pessoas que nasceram a partir da segunda metade da década de 90, e são consideradas individualistas, antissociais, não valorizam o convívio em grupo e acreditam que podem fazer tudo sozinhas.

São pessoas dinâmicas e multitarefas, fazem mil coisas ao mesmo tempo e têm uma visão ampla do mercado e do trabalho, de forma geral. São profissionais que não valorizam o “tempo de casa” em uma empresa, e não têm paciência para pessoas mais velhas e de outras gerações, o que pode gerar conflitos de opiniões e comportamentos.

E para você, que outras características são importantes para diferenciar estas gerações? Contribua deixando o seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!