Frenky362/Shutterstock Não tem graça nenhuma fazer piada com seu colega de trabalho e constrangê-lo publicamente

A piada interna acabou. Nada mais de fazer “gracinhas” e fofoca com seus colegas de trabalho e esperar que isso fique apenas entre vós. Resolvi falar sobre este assunto porque recentemente vi uma matéria onde dois jogadores de um time pareciam urinar no escudo de seu principal e tradicional rival; o que causou muita polêmica.

A notícia correu o Brasil, provocou discussões e me fez refletir sobre duas coisas: a primeira é que não existe mais a possibilidade de fazer qualquer tipo de piada e sair ileso; e a segunda é que com os celulares e a internet a um clique, ninguém está livre de ser exposto, em rede nacional ou mundial, e acabar negativamente conhecido por comportamentos também negativos e ações inconsequentes.

Substitua a Piada Interna Por Bom Senso

Acredito que independente de estarmos sendo filmados ou não, enquanto seres humanos e profissionais, nós devemos evoluir e jamais fazer de nosso trabalho, dos nossos colegas e superiores motivos de chacota. A piada interna nada mais é do que um código que algumas pessoas usam para rir e debochar dos outros, sem que os demais percebam.

E, infelizmente, o mobbing, que é uma espécie de bullying profissional, não se restringe apenas aos meios de comunicação normais. O famoso corredor está perdendo espaço, pois está cada vez mais comum, hoje, vermos funcionários criarem grupos de whatsapp apenas para falar mal da empresa e dos colegas. A que ponto chegamos!

Não faz sentido alimentar este tipo de comportamento e perder seu tempo criticando ou tramando contra outras pessoas. Isso, mais do que bom senso, é uma questão de caráter, pois ainda é recorrente vermos em algumas empresas, profissionais que exageram e tomam tudo e todos como objeto de chacota. Ás vezes, apenas para forçar um riso no grupo ou mesmo para criticar ou diminuir seus colegas de trabalho. Isso é inadmissível!

Se você acha a piada interna engraçada convido você a rever seus conceitos e sua visão de mundo, pois imagino que não gostaria de ser alvo de uma. Convido você a rever sua carreira e os seus resultados profissionais, pois se você tem tempo para ridicularizar o outro, é porque não está se dedicando o suficiente ao seu trabalho, demandas e ao seu próprio crescimento.

PSC

Convido você a entender que o melhor lugar para trabalhar é onde tanto você quanto seus colegas e líderes são respeitados, reconhecidos e não onde são constantes motivos de buchichos e sorrisinhos de canto de boca, a cada vez que passam.

Precisamos entender definitivamente que cada um possui suas diferenças, seu modo de pensar, se relacionar e agir e que ninguém é melhor do que ninguém que possa colocar-se num pedestal e sair atacando quem quer que seja. Isso serve tanto para dentro como fora da empresa, pois ninguém tem uma vida feliz e bem-sucedida assim. Então, chega de fofoca, maledicências, desrespeito e deboches. Livre-se destes comportamentos nocivos!

Trate o outro como gostaria de ser tratado, respeite o outro como gostaria de ser respeitado e busque aprender com as diferenças e não apenas julgar quem é diferente de você.  Permita-se crescer e evoluir como ser humano, dê um passe adiante e lembre-se – piada interna tá fora de moda, porque, enfim, estão descobrindo que isso não tem graça alguma.  Descubra também!