Perguntas nas mãos uma metáfora de Coaching com Maiêutica

Jamesteohart/Shutterstock A Maiêutica inspira o Coaching e suas perguntas poderosas

A maiêutica surge a partir de um diálogo com o jovem Teeteto, narrado por Platão. Sócrates explica a Teeteto que sua mãe foi uma famosa parteira e que ele também praticava semelhante arte. A diferença principal entre os dois é que a mãe praticava o “parir do corpo”, ao passo que ele, “o da alma”.

A “Maiêutica” tem como objetivo possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. Não foi por acaso, que Sócrates dizia: “Só sei que nada sei”. Ele dizia que somente por meio das perguntas sucessivas e poderosas pode se chegar a alguma resposta que fará todo o sentido para o que se está buscando.

A Maiêutica é capaz de estimular o raciocínio e o pensamento a partir da não compreensão do desconhecido. Não que ele quisesse dizer que havia um nascer constante de novas almas a partir de outras, longe disso. Para o filósofo, os frutos da alma são o saber, e é isso que ele pretende fazer: ajudar jovens a parir o saber que sai de sua alma. Pois, segundo Sócrates, “É na alma que reside todo o saber pertinente ao ser humano”.

Coaching e Maiêutica

Por isso, o “Coaching com Alma” funciona tão bem. Na perspectiva da maiêutica, ou seja, do “parir” do saber, entende-se que este já está dentro do homem. O saber é um relembrar, um trazer à tona aquilo que já está dentro. Mas Sócrates vai mais fundo em sua analogia: ele mostra a Teeteto que uma parteira deve que ter, ao menos, um parto na vida.

Não há parteira que não tenha filhos. E isso se explica pelo fato de que é preciso ter passado por aquela experiência para auxiliar outras pessoas. É necessário que um mais experiente, alguém que já superou essa fase ou que já tenha passado por essa fase, ajude outra pessoa.

Maiêutica e Influência nas Perguntas do Processo de Coaching

PSC

Um aprendiz deve ter um sábio que lhe conduza durante o processo de gestação de suas ideias até que elas venham à tona e sejam apresentadas aos outros. Para fazer perguntas poderosas, capazes de aprofundar na alma humana, é necessário entender o processo de perguntar, pois existem diversos tipos e formas de perguntar, como os exemplos que seguem abaixo:

Perguntas Situacionais

São realizadas para descobrir a verdade em determinada situação e levara consciência do coachee sobre o que está claro e o que não está.

Perguntas para Pesquisa

São realizadas para descobrir o que o outro deseja e qual é o objetivo e motivação da sua causa, ou seja, do que quer alcançar.

Perguntas Para Ação

Conduzem e incentivam o coachee a refletir e encontrar as respostas que precisa para agir.

Perguntas Para Reflexão

Estimulam o coachee pensar numa nova perspectiva sobre determinada situação.

Perguntas de Emoção

Perguntas de emoção são aquelas que visam entender como determinada situação está relacionada com o estado emocional do coachee.

Perguntas Retóricas

Têm como objetivo transformar uma observação em pergunta, a fim de encontrar uma resposta óbvia, mas que estava escondida. Quando o coach faz uma pergunta retórica, já tem conhecimento da resposta que receberá. Mesmo assim, faz a pergunta procurando auxiliar o coachee a refletir ou entender o assunto em pauta.

Assim como os tipos de perguntas acima podem levar qualquer pessoa a reflexões profundas, quando essas são voltadas para si mesmo, por meio de um autofeedback. Certamente a conexão feita com essas perguntas é diferente, pois se trata de perguntar a si mesmo e obter respostas de si próprio, elevando o próprio nível de consciência e permissão.

Com isso, é possível alcançar aprendizados duradouros, que podem levar a mudanças significativas ao longo de sua vida.  Experimente!  Então, quer aprender a fazer perguntas poderosas também? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e torne-se especialista na arte de perguntar.