Minerva Studio / Shutterstock Os líderes atuais devem trabalhar em parceria com suas equipes e motivar as pessoas a trabalharem positivamente em prol dos resultados

O conceito de liderança há muito vem sendo trabalhado e explorado, principalmente no ambiente profissional, porém, não é só nas empresas que essa habilidade pode ser desenvolvida e realizada com maestria. Em casa, na igreja, nas comunidades onde vivemos, e até mesmo no meio animal, o processo de conduzir um grupo, transformando-o em elementos que geram resultados, pode trazer grandes benefícios para a convivência em equipe e para o crescimento de cada um de seus membros.

A liderança é uma habilidade que gera motivação e influencia os liderados, de forma ética e positiva para que contribuam com entusiasmo no alcance dos objetivos da equipe e da comunidade da qual fazem parte.

O Papel do Líder

Percebe-se, então, que o papel do líder é vital quando há metas a serem atingidas e é necessário desenvolver estratégias para chegar ao resultado final com sucesso. Indivíduos com essa habilidade latente têm características que os diferenciam das demais pessoas, exatamente por saberem conduzir e, principalmente, motivar os liderados a colocarem em prática os objetivos que foram propostos.

Sendo assim, é importante enfatizar que liderança e motivação devem sempre estar juntas durante o processo, pois é por meio dessa ferramenta que o líder conseguirá levar seus liderados a concluírem seus objetivos de maneira satisfatória para ele, para o ambiente e para os membros do grupo, pois esses são os elementos mais importantes que envolvem a liderança.

Cada pessoa tem características que a distingue das outras, pois essas são advindas de sua personalidade, que por sua vez é formada por fatores que as rodeiam e as acompanham durante toda a vida. Seu repertório emocional, psicológico, cultural e social exerce extrema influência em seu comportamento e faz toda a diferença na execução de seu papel como líder.

Tipos de Liderança

PSC

 É exatamente por esse motivo que existem vários tipos e estilos de liderança. Uns são autoritários, outros excessivamente liberais e outros não têm nem uma característica nem a outra, posto que simplesmente não possuem perfil para ocupar essa posição. Atualmente, o ideal é que o líder seja uma pessoa que procure ter um pouco de cada estilo, para que assim possa se adequar às diferentes situações que surgirão no decorrer de sua liderança.

O que não é mais aceitável dentro de um ambiente, seja ele corporativo ou não, são líderes com características extremamente autoritárias, em que a lei que se aplica é a do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, exatamente porque não estamos mais em tempos de ditadura.

Ao contrário disso, a democracia sempre foi almejada e continua sendo. Tendo em vista essa realidade, totalmente modificada, é preciso buscar as necessidades de cada membro do grupo, procurar atender as mesmas, dar voz a cada um dos membros para que possam contribuir com suas opiniões e respeitá-las da melhor maneira possível.

Sabendo de tudo isso é hora de potencializar ainda mais os resultados de sua gestão como líder. É hora de investir na formação Leader Coach e conquistar resultados extraordinários.

E você, em qual tipo de liderança você acredita? Qual tem mais a ver com você? Comente e compartilhe sua opinião!