Pressmaster/Shutterstock A liderança feminina nas empresas brasileiras ainda está muito aquém, entretanto seus resultados são exemplos de sucesso

Quando falamos em liderança feminina nas empresas, no Brasil, não podemos tapar o sol com a peneira, evoluímos, mas ainda temos muito a caminhar. Neste sentido, de acordo com o estudo Women in Business 2015, realizado pela Grant Thornton, 57% das empresas brasileiras não possuem mulheres em cargos de liderança.

A pesquisa apontou ainda que nosso país é o terceiro, no mundo, que menos promove mulheres a função de líder nas organizações.  Na contramão, está a Rússia que possui 89% de presença feminina em suas empresas. Voltando ao Brasil, é inegável que o mercado de trabalho ainda precisa avançar muito e reconhecer profissional e financeiramente o potencial das mulheres também à frente de equipes.

O Potencial da Liderança Feminina

Em minha empresa, o Instituto Brasileiro de Coaching, desde o início nunca tivemos nenhum tipo de sexismo ou discriminação. Por isso no IBC, mais de 50% dos cargos de gestão são ocupados por profissionais do sexo feminino, o que sempre nos trouxe resultados extraordinários em todos os sentidos.

A vantagem das empresas com líderes mulheres é imensa: maior atenção aos detalhes, comprometimento, comunicação mais efetiva, maior facilidade no relacionamento interpessoal, organização, proatividade, sensibilidade, visão de futuro, criatividade, perfil multifunções e muito mais.

Exemplos de Lideranças Femininas de Sucesso

Luiza Helena Trajano – Esta mulher extraordinária é uma das principais lideranças femininas do Brasil. Seu sucesso é surpreendente e marca sua trajetória, iniciada na cidade de Franca, no interior de São Paulo, quando iniciou sua carreira no mundo do varejo. Com muito trabalho, Luiza Trajano promoveu o negócio da família e chegou à presidência de uma das maiores redes de varejo do país: o Magazine Luiza. Sua rede possui mais de 750 lojas, em todo o país, mais de 25 mil funcionários e faturamento milionário.

Janete Vaz e Sandra Costa – Fundadoras do Laboratório Sabin, as bioquímicas criaram um negócio de sucesso e que está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Com o lema “Tire seu sonho da gaveta”, Jane e Sandra optaram pelo caminho da humildade, aprenderam tudo que poderiam para se inserir no mercado e conquistar a credibilidade e confiança necessária para fazer uma liderança inspiradora e, com isso, prosperar. Hoje possuem mais de 2000 colaboradores e estão entre as marcas mais tradicionais do setor de saúde do país.

PSC

Estes são alguns exemplos de lideranças femininas que ousaram ir além e que provaram sua capacidade não por meio de palavras, mas sim de seus resultados extraordinários. Por isso mulher, acredite em seu potencial, inspire-se em seus exemplos e construa sua própria história de sucesso profissional e conquiste mais em sua carreira. Permita-se!