Voltar

A Influência do Empowerment na Liderança!

Publicado em | 0 comentários
empwerment

Rawpixel.com/Shutterstock O empowerment é essencial para aumentar a autoconfiança dos liderados

“O seu jeito é o jeito certo”. Esse é um convite ao empowerment, e uma frase poderosa para aumentar ainda mais a sua autoconfiança. É você no centro do seu desenvolvimento. Entretanto, você sabe o que significa empowerment?

Empowerment representa “empoderamento”. É um conceito que está ligado ao exercício da liderança, e é fundamental para qualquer coach. Com base em informações fornecidas pelos gestores, este elemento poderoso permite que os colaboradores da organização tomem decisões com mais confiança.

Também é uma forma de autogestão, é fazer com que você se empodere e tome as rédeas da sua vida. Trata-se de uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações por meio de delegação de poder. Poder este que deve ser entendido como o resultado de compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos e pelo delegar de autonomia para a tomada de decisões.

Invista no Empowerment de seus Liderados

Essa é uma prática fundamental para libertar empresas do vício de centralização de decisões, o que faz com que se torne mais lenta e burocrática. Empowerment é uma relação que envolve poder e responsabilidade, como as duas faces de uma mesma moeda.

Para promovê-lo não basta apenas transferir verbalmente o poder às pessoas, é preciso que elas tenham reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, é preciso que elas ajam como se fossem donas do negócio, pensem como empresários.

Os Quatro Pilares do Empowerment

 Poder: dar poder ou delegar autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização, o que significa dar maior importância confiando nos colaboradores e lhes dando liberdade e autonomia de ação.

Motivação: proporcionar motivação incentivando continuamente; reconhecer o bom desempenho dos colaboradores; recompensar os resultados; permitir que as pessoas possam participar dos resultados de seu trabalho e comemorar as metas alcançadas.

Desenvolvimento: dar recursos aos colaboradores em termos de capacitação e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional, ou seja, treinar de forma contínua proporcionando informações e conhecimento; ensinar novas técnicas, criar, desenvolver e reter talentos na organização.

Liderança: proporcionar liderança em uma organização é orientar os colaboradores, definir objetivos e metas, avaliar o desempenho de cada um e proporcionar retroação. Delegar tarefas a outros colaboradores não significa que o gestor está perdendo o controle de sua organização, e sim uma forma de valorizar os seus colaboradores e melhorar a condução dos processos internos da empresa.

Leve estes princípios para seu trabalho como líder e incorpore estas práticas positivas em suas ações diárias. Com certeza, isso influenciará positivamente sua equipe e potencializará o alcance de resultados extraordinários.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!