Voltar

A importância do outplacement

Publicado em | 0 comentários

Em tempos de crise, é normal que as empresas tomem atitudes que favoreçam suas finanças, tais como redução de salários, férias coletivas, redução da jornada de trabalho ou até mesmo a temida demissão. Quando isso acontece, anos de dedicação e trabalho se tornam passado, e o colaborador que é obrigado a enfrentar o desemprego se sente perdido e desestimulado.

Em meados da década de 80, as primeiras empresas especializadas em outplacement chegaram ao Brasil. Essa ferramenta visa humanizar as demissões, oferecendo apoio ao profissional em seu processo de desligamento. Esse é um ato de responsabilidade social muito utilizado por grandes organizações, que costuma ser bem recebido por quem está sendo dispensado.

Depositphotos.com / dundersztyc Outplacement humaniza o momento da demissão, diminuindo a sensação de total desamparo quanto à empresa.

O outplacement é oferecido por empresas que desejam patrocinar a recolocação de seus ex-funcionários no mercado de trabalho. No processo, o profissional é orientado a fazer um balanço de sua carreira, rever seus objetivos pessoais e profissionais e definir sua área de atuação, estabelecendo parâmetros que permitirão que a consultoria o auxilie.

Uma das principais propostas do outplacement é desenvolver uma rede de relacionamento para, em seguida, trabalhar técnicas de marketing pessoal e de negociação com seus contatos. Assim, o indivíduo aperfeiçoa suas habilidades ao mesmo tempo em que estabelece relações profissionais.

Lidar com demissões mexe naturalmente com a confiança e segurança de qualquer pessoa, e consequências como depressão, tristeza e desmotivação são frequentes. O outplacement é de grande importância, pois não só ameniza esses sentimentos, como estimula a recolocação do profissional no mercado de trabalho, uma ferramenta que traz bons frutos e resultados extraordinários.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!