Voltar

A Importância do Espaço de Trabalho

Publicado em | 0 comentários

Monkey Business Images/Shutterstock Cuidar bem do ambiente de trabalho é dever da empresa e do colaborador

Meu, seu, nosso… Assim é que podemos definir o nosso espaço de trabalho, a empresa onde atuamos. Cuidar deste ambiente conjunto é essencial para o bem-estar coletivo e para garantir qualidade de vida no trabalho.

Digo isso, porque a maioria de nós passa a maior parte de seu tempo em salas e escritórios de empresas e, também por isso, necessita de condições adequadas para executar bem o seu trabalho e conquistar bons resultados.

Neste sentido, é papel da empresa garantir e oferecer um local de trabalho adequado aos seus funcionários. Entretanto, também é dever do colaborador cooperar para que os ambientes comuns (banheiros, cozinhas, refeitórios e salas de reuniões), por exemplo, estejam sempre limpos e organizados.

Cuide Bem de sua Mesa de Trabalho

Além disso, cuidar da organização de sua mesa de trabalho também faz grande diferença para a salubridade do ambiente e pode inspirar seus colegas a fazerem o mesmo. Por isso, nada de deixar seu espaço sujo, bagunçado, com restos de alimentos e papéis inúteis, pois isso favorece a desorganização coletiva e diminui sua produtividade individual.

E, por mais inofensiva que pareça sua bagunça, acredite: ela passa uma imagem negativa sobre você e sobre sua organização como profissional. Imagine, por exemplo, que você irá receber um cliente, em sua mesa de trabalho. Qual imagem deseja passar, de alguém organizado ou de um bagunceiro?

Com certeza, você quer deixar a melhor impressão possível, não é mesmo? Então, para evitar este tipo de situação constrangedora, é importante fazer sua parte e colaborar, ativamente, para a manutenção de um ambiente de trabalho limpo.

Ajude a Manter a Ordem dos Ambientes Comuns

A mesma preocupação com sua mesa deve estender-se aos demais espaços. Por isso, ao utilizar os banheiros, cozinhas, vestiários e sala de reuniões, lembre-se que além de você, seus colegas também ocupam estes locais e, assim como você, também desejam recebê-los em ordem.

Não deixe papéis ou lixo jogados, após usar equipamentos eletrônicos como: computadores, projetores ou TVs; lembre-se de desligá-los. A mesma dica serve para o uso de micro-ondas, na cozinha e de lâmpadas ao sair de um ambiente.

Aqui, além de ajudar a manter a harmonia do ambiente, você também está contribuindo para o consumo sustentável da energia. Este bom exemplo é muito importante, pois pode inspirar os demais a fazerem o mesmo, tanto na empresa como em casa.

Fique atento aos seus comportamentos no ambiente de organizacional, organize sua mesa, mantenha os espaços comuns harmônicos e ajude a criar um ambiente onde você e seus colegas possam conquistar resultados extraordinários.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!