Monkey Business Images/Shutterstock O processo de Coaching ajuda pais e professores a melhorarem aspectos comportamentais e emocionais e a potencializar os resultados do processo educacional, em casa e na escola

Quando pensamos na educação dos nossos filhos, sempre devemos nos ater a uma série de questões. Estas, por sua vez, não dizem respeito apenas aos conteúdos que eles aprendem na escola, mas, especialmente, aos aprendizados que eles levarão para suas vidas.

Como pai, coach e professor, sei bem que nossa responsabilidade é imensa, pois além das regras de Português e Matemática ou de contar Histórias, temos o dever de ensinar e promover, em casa e na escola, princípios e valores que ajudam na construção do caráter de nossos alunos e filhos, nesta fase tão importante de sua vida, que é a infância e a adolescência.

A importância da Educação extrapola qualquer outro tipo de prioridade, pois é por meio dela que construímos um mundo mais justo e pessoas mais conscientes de seus direitos e deveres, e especialmente, de sua capacidade de pensar e transformar as coisas à sua volta.

Entretanto, para isso, precisamos aprender a nos comunicar de maneira assertiva, respeitar o modelo mental de cada criança e valorizar seus diferenciais, ao invés, de fazer comparativos que na maioria das vezes só servem para minar sua autoestima. Neste sentido, o processo de Coaching na educação dos filhos pode ajudar, tanto pais como professores, a desenvolver comportamentos mais assertivos e positivos em relação à educação dos seus herdeiros.

Coaching na Educação

Como adultos, já passamos por muitas experiências em nossa vida e fomos influenciados, positiva e negativamente, por estes eventos, bem como pelas pessoas com as quais convivemos. Assim, mesmo de forma inconsciente, às vezes, podemos acabar reproduzindo estas crenças limitantes e comportamentos negativos para nossos alunos e filhos.

Falar de maneira mais exaltada, fazer comparações, não reconhecer os pontos fortes e apenas ressaltar os erros, não ouvir os pequenos e não estimular sua criatividade, autoconfiança e autoestima: são alguns dos eventos que podem ocorrer se não estivermos atentos ao nosso modo de ser e se relacionar com nossas crianças.

PSC

Este talvez tenha sido o modo como seus professores e pais tenham “educado” você, mas como podemos perceber, são modos ruins de abordar uma criança e ensinar-lhe qualquer coisa, por melhor que seja a sua intenção.

Como auxílio do processo de Coaching e, de suas ferramentas e técnicas, que visam o desenvolvimento: comportamental, emocional e técnico; pais e professores podem trabalhar aspectos no que tange à: melhoria da comunicação, flexibilidade, crenças e valores, relacionamento interpessoal e intrapessoal (consigo mesmo), controle emocional e gestão do tempo, por exemplo.

Trabalhar estes aspectos traz benefícios diretos para os mestres, alunos, pais e filhos, pois como apoio do Coaching, tem todo o suporte que precisam para identificar seus pontos fortes, bem como para eliminar as crenças e os comportamentos nocivos que dificultam seu processo educacional.

Se você é pai ou professor e deseja ser o melhor educador e referência que seus filhos e alunos podem ter, invista em Coaching, permita-se trabalhar suas dificuldades e conquistar resultados extraordinários em parceria com suas crianças.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe os benefícios do Coaching na educação dos filhos.