Pessoas de diversas carreiras, em dúvida de qual escolha profissional vão fazer

Ollyy/Shutterstcok O Coaching ajuda na escolha da carreira de acordo com o perfil do futuro profissional

O momento da escolha profissional é um dos mais importantes de nossa vida. É quando analisamos quais são as carreiras têm mais a ver com o nosso perfil comportamental, que se encaixam com nossos sonhos ou ainda com o plano de vida que temos para nós e as nossas metas para o futuro.

Por tudo isso é que muito importante estarmos conscientes do papel de que a profissão tem em nossa história, autoestima, finanças, autossatisfação e bem-estar, por exemplo. Digo isso porque nem sempre isso é levado em conta da hora de decidir qual carreia seguir, o que mais na frente, acaba levando a infelicidades profissionais bastante profundas.

Coaching na Escolha Profissional

Entretanto, se há alguns anos fazer a escolha profissional era bastante limitada e influenciada em grande parte pelo querer dos pais, familiares e amigos e menos pelo que a pessoa queria; hoje os jovens têm um pouco mais de liberdade. Para isso, o futuro profissional pode contar com ferramentas como o Coaching, que lhe ajuda a compreender de fato qual profissão realmente tem mais congruência com aquilo que deseja ser, ter e fazer de sua vida.

Mas como o Coaching pode me ajudar? Imagino que você deva estar se perguntando isso! Bem, este é um poderoso processo de desenvolvimento humano e aceleração de resultados por meio do autoconhecimento; elemento-chave para que o você saiba compreender quem você é e, quais profissões têm mais ou menos a ver com sua personalidade e desejos profissionais e de vida.

Para isso, a metodologia usa de ferramentas de mapeamento comportamento, a exemplo do Coaching Assessment que traça um perfil de acordo com quatro formas distintas de pensar – Analista, Comunicador, Planejador e Executor. Isso ajuda a compreender quais são as áreas têm mais ou menos congruência com as profissões que deseja seguir e entender quais são as características destas carreiras também.

Por exemplo, se você tem um perfil mais analista e gosta de estar em contato com dados e análises de números, talvez trabalhar com áreas que envolvam comunicação, não sejam realmente a sua praia. Do mesmo modo, se você gosta muito de se comunicar e, é extremamente ativo; profissões burocráticas podem não trazer a felicidade profissional que você busca.

PSC

O importante é que o Coaching traz este suporte para que você possa escolher, com mais clareza e segurança, qual é a carreira que mais tem a ver com você. Aproveite, inclua esta metodologia em seu processo de autoconhecimento e de escolha profissional e boa sorte!