Coaching de Relacionamentos

Lucky Business/Shutterstock O Coaching de Relacionamentos ajuda as empresas a resolver problemas nas relações interpessoais e desenvolver equipes alinhadas, positivas, engajadas e de alta performance

Quando falamos em Coaching de Relacionamentos, tratamos tanto das relações pessoais como profissionais, uma vez que, para conquistar grandes resultados na carreira e na vida, cuidar da qualidade da convivência é fundamental. Podemos dizer, com isso, que as nossas relações interpessoais são o reflexo da nossa relação intrapessoal, ou seja, da forma como lidamos com nossos próprios sentimentos, pensamentos e emoções.

Quando estamos bem e, em equilíbrio, temos mais abertura para nos relacionar, satisfação e flexibilidade, entretanto, quando algo está fora de lugar, geralmente isso se mostra por meio de comportamentos ruins ou mesmo de atitudes agressivas. Por isso mesmo, para ter uma equipe de alta performance, que trabalhe em conjunto pelo alcance efetivo dos resultados da empresa, é essencial que seus profissionais se relacionam com respeito e qualidade.

Se isso não acontece, o desempenho dos colaboradores acaba sendo diretamente prejudicado por problemas; brigas; fofoca e desentendimentos constantes, o que cria um clima negativo e um ambiente de trabalho bastante improdutivo também. Por outro lado, quando todos se comunicam na mesma frequência, se respeitam mutuamente e cultivam os mesmos valores; o grupo acaba criando uma sintonia fina que permite bater metas e superar-se sempre.

Coaching de Relacionamentos Para Equipes de Alta Performance

Mesmo que tecnicamente os profissionais de uma equipe sejam os melhores do mercado, quando eles não conseguem se entender, os resultados da empresa serão sempre sacrificados. Como coach de grandes empresas, posso dizer, com base em minha vasta experiência prática, que os problemas de relacionamento estão entre os principais gaps das organizações.

Portanto, não é por acaso que grande parte do foco destes processos nas empresas, é o Coaching de Relacionamento. O método potencializa a melhoria das relações das equipes, líderes e profissionais para que ao eliminar esta dificuldade, os seus resultados possam ser maximizados.

Se, por exemplo, os líderes das áreas não se entendem de jeito nenhum, não conversam, não trabalham em conjunto, não se respeitam e tomam decisões de forma isolada; estes comportamentos antiprofissionais acabam afetando diretamente o bom desempenho da empresa, causando um clima tenso no ambiente e negativo entre seus liderados, que também terão dificuldades de trabalhar junto aos colegas de outros setores.

PSC

O Coaching de Relacionamento trabalha na identificação dos fatores que estão causando os desentendimentos, de modo a eliminar estes componentes nocivos e progressivamente tornar a comunicação e as relações mais positivas, produtivas e amistosas. Para isso é essencial que os coachees (clientes atendidos no processo de Coaching) vençam seus egos, estejam abertos a fazer mudanças, reconhecer seus pontos de melhoria e erros e também as qualidades e competências dos outros profissionais.

Esta consciência ajuda a expandir a visão dos profissionais em relação as suas atitudes e a entenderem, na prática, como seus problemas de relacionamento prejudicam o desempenho da equipe e da empresa como um todo. Quando todos colaboram, todos ganham – esta é a grande verdade. E entender isso é o ponto principal do Coaching de Relacionamentos e um de seus maiores benefícios.

Leve o Coaching para sua empresa também, vença seus problemas de relacionamento e conquiste resultados cada vez mais extraordinários com sua equipe!