Voltar

A Importância de Saber Delegar

Publicado em | 0 comentários

Olena Yakobchuk/Shutterstock Saber delegar assertivamente as tarefas é essencial a todo líder

O termo Delegar é oriundo da palavra em latim: delego; que por sua vez representa confiar. Na prática significa transferir poder, função, competência ou responsabilidades a outra pessoa. Por isso, seja você um líder ou empreendedor, para seu negócio crescer a alcançar patamares cada vez mais altos; é importante que você desenvolva a maestria para delegar tarefas aos seus funcionários.

O lendário Steve Jobs tinha uma premissa que ajudou muito na construção do seu império da tecnologia. “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.” Entender isso é importante líder da empresa deve concentrar-se nas tarefas críticas para sua organização, focar naquilo que realmente é importante e atribuir o restante.

Porém, devemos respeitar cada estágio de maturidade dos profissionais e da empresa, mas sempre buscar criar um ambiente onde isso seja possível realmente. Assim, para ter este papel mais estratégico, e gestor ou empresário, seja de qual for à área de atuação do seu negócio, precisa desenvolver habilidades de delegação e saber atribuir, corretamente, as tarefas aos seus colaboradores.

Delegar – Teoria e Prática

Segundo um estudo realizado pelo London Business School, 30% dos gestores acreditam que sabem delegar, entretanto, apenas um em cada três líderes é reconhecido por sua equipe como um bom delegador. Em resumo, isso quer dizer que apenas um gestor em cada dez sabe realmente delegar. Como consequência disso, vemos dificuldades na gestão dos profissionais, baixa produtividade, falta de confiança e muito, mas muito retrabalho.

Daí, não adianta culpar a equipe pela demanda executada de modo errado, o resultado final de uma tarefa está diretamente ligado à forma de delegação do líder, ou seja, se você não sabe como delegar não espere que seus funcionários saibam o que fazer.

Como Delegar Bem as Tarefas

Esta, certamente, é uma pergunta que não quer calar, pois a habilidade de delegar é muito exigida no ambiente de trabalho e está diretamente ligada à capacidade de gerenciar correta e assertivamente uma equipe.

Um dos primeiros passos para aprender a delegar bem as tarefas é identificar qual o nível de maturidade profissional dos colaboradores e, de acordo, com este fazer a delegação das demandas. Se, por exemplo, o funcionário é novo e inexperiente é importante que o líder faça um acompanhamento mais próximo, ensine como executar o trabalho e forneça seu apoio durante toda execução.

Por outro lado, quando o profissional já é mais experiente técnica, emocional e comportamentalmente, o gestor consegue delegar as atividades de forma mais livre, ou seja, diz o que fazer, solicita a ação e o colaborador executa suas tarefas sem a interferência direta do líder.

Entretanto, para conquistar este nível de confiança e independência, o gestor tem que sentir e perceber que seu liderado realmente consegue atender a demanda de modo adequado, o que necessita de acompanhamento, observação e avaliação contínua. Isso é importante, pois até mesmo os mais experientes precisam estar em contato com seu líder para poder crescer e expandir outras competências e evoluir na carreira.

Fique atento a tudo isso e, antes de delegar, conheça bem sua equipe. Isso fará toda diferença no alcance de resultados extraordinários para você, seus colaboradores e empresa.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!