As pesquisas mostram que menos de 3% da população tem metas específicas, pessoais ou profissionais e aproximadamente 1% da população coloca sua meta no papel. Pessoas não planejam e falham, elas simplesmente não planejam! Saia da zona de conforto em seu trabalho, no lar, na vida social.

Vá à busca de seus objetivos e, se você não tem um, comece agora a ter. Para isso, reflita e responda – onde você quer estar daqui a seis meses ou daqui a um ano? Saiba que o Coaching pode auxiliar você na quebra de paradigmas, a trabalhar suas metas, fazer planejamentos assertivos e obter suas conquistas e, principalmente, o processo traz à tona nossa força interior e, mostra, na prática, a diferença que faz termos objetivos bem definidos.

Assim, a metodologia traz como consequência, a qualidade de vida, porque você passa a administrar melhor seu tempo, sabe aonde quer chegar e não mais ficar dando voltas, perdido em sua vida. Se pegarmos cases de pessoas de sucesso, todas sabem aonde querem chegar e qual caminho seguir e elas buscam a ajuda de um profissional para ratificar o que querem. Neste sentido, veja a metáfora e o exemplo a seguir.

A Metáfora da Águia

Havia um camponês que criou um filhote de águia num galinheiro. A mesma cresceu e acabou aprendendo só ‘coisas’ de galinha, pois acreditava que era uma. Até que um dia chegou um naturalista e disse para o camponês: – Este pássaro é uma águia e tem que voar.

O camponês falou que ela não sabia fazer nada que um pássaro faz e sempre viveu ciscando e comendo milho. O naturalista não satisfeito com a forma que a águia foi criada fez com que ela aprendesse a voar. Foi difícil, pois ela olhava para as galinhas e a princípio, não se deixava voar.

Mais o naturalista não desistiu e um dia do alto de uma montanha “jogou” a águia galinha para um voo no início muito difícil e depois de diversas tentativas, a águia percebeu qual era o seu verdadeiro talento e sua missão de vida e voou até ser confundida com o azul do céu.

PSC

Esta fábula foi publicada no livro do teólogo brasileiro, Leonardo Boff, em “A Águia e a Galinha”, e é uma metáfora com a condição humana. Portanto, todos nós temos grandes habilidades e podemos chegar aonde quisermos, basta mudar os paradigmas.

O camponês fez o papel de coach – treinador – da águia e ela acabou vendo que tinha talentos que não conhecia. 

Metas e Objetivos

Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Porém, algumas pessoas acabam confundindo esses dois termos e, com isso, podem ter problemas em defini-los, principalmente na hora de criar um Planejamento Pessoal, Profissional e até mesmo Empresarial.

Assim, definir seus objetivos e mensurar sua produtividade pode contribuir para o alcance de suas metas. Ou seja, saber se você ou sua empresa estão sendo produtivos é o mesmo que saber se estão fazendo aquilo que foi planejado. Sendo assim, este é o primeiro passo para que você faça um diagnóstico e entenda o estado atual em que você e sua organização se encontram e o estado que pretendem estar com o passar do tempo.

Uma excelente ferramenta para ajudar neste processo é utilizar o Coaching como acelerador para o seu sucesso.

O que são objetivos

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
José de Alencar

Os objetivos dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente.

No que tange a vida pessoal pode significar cursar uma nova faculdade, emagrecer, dar um salto na vida financeira, casar, ter filhos, começar um hobby ou uma atividade física. Os objetivos são os sonhos, o que nos move e o que nos motiva diariamente. Por isso, é essencial que estejamos preparados para traçar nossas metas e objetivos, e realizar ações no sentido de concretizá-los. 

Já no que diz respeito ao ambiente corporativo, um objetivo pode significar a implantação de um novo sistema dentro de uma empresa, ou um novo software, com a estipulação de uma data de entrega, por exemplo.

O que são metas

Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.
Mary Kay Ash

Andando junto aos objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, têm prazos específicos para acontecerem. Por exemplo, se o seu objetivo é ficar rico, sua meta será traçar caminhos que te levarão à riqueza, como administrar melhor seu dinheiro e ter uma fonte de renda extra nos próximos cinco anos.

Quando metas são atingidas, você consegue alcançar os seus objetivos. Outro exemplo: você quer tornar sua empresa mais conhecida no mercado. Esse é o seu objetivo. Suas metas serão criar meios de comunicação entre sua corporação e o público-alvo e investir em um marketing eficaz por seis meses.

Sendo assim, a diferença entre objetivo (que é o que você pretende fazer e/ou alcançar) e metas (que é a especificação desses objetivos quantitativamente) fica claro. O objetivo é o que você quer alcançar, e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo.

Para ter ainda mais clareza sobre como este processo funciona, disponibilizamos gratuitamente, para você, empresário e profissional, o e-book, Coaching, um acelerador para o seu sucesso, que vai te ajudar a definir com assertividade as metas e objetivos que deseja alcançar para ser bem-sucedido, na carreira e nos negócios.

Quais são as suas metas para a nova década que chegou? Você quer continuar com os velhos paradigmas ou já percebeu que eles não te levaram a lugar nenhum?

Faça como a águia, perceba qual é seu verdadeiro talento e alce voos extraordinários!

Copyright: Rawpixel.com/Shutterstock