Voltar

A Importância de Despertar o Empreendedorismo Desde Cedo

Publicado em | 0 comentários
Crianças desperando o empreendedorismo desde cedo  com apoio da mãe

Rob Marmion/Shutterstock Estimular o empreendedorismo nas crianças é uma forma de despertar seu espírito empreendedor desde cedo

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; no Brasil, na faixa etária de 18 a 64 anos, três em cada dez brasileiros possuem uma empresa. Isso evidencia o nosso espírito empreendedor da nossa população, como também a importância empreendedorismo desde cedo.

Por isso, os pais e professores devem estar atentos aos exemplos que dão aos seus filhos e mostrar-lhes como é importante sonhar e realizar suas ideias.  Para isso, devem também apoiar e estimular os pequenos a empreender e apoiar sua vontade de fazer algo que mostre seu lado empreendedor. Num primeiro momento, isso pode ser apenas mais uma brincadeira de criança, mas acredite, no futuro pode trazer grandes resultados.

Grandes empreendedores como o bilionário americano, Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, começaram a empreender ainda criança. Aos 10 anos, com o apoio de sua família, ele vendia de porta em porta: refrigerantes, balas e revistas. Com isso, economizou um bom dinheiro e comprou seu primeiro lote. Começava ai uma jornada de sucesso e empreendedorismo.

Exemplos de Formas de Despertar o Empreendedorismo desde cedo nas Crianças

Estimule suas ideias – Estimule as crianças a observarem ao seu redor e criar soluções para revolver os probleminhas do seu cotidiano. Empreender é aprender a ver o que ninguém vê; desenvolver um olhar aguçado e ter boas ideias para solucionar uma necessidade nossa e das outras pessoas.

Apoie – Jamais desestimule seus filhos ou alunos quando compartilharem suas ideias. Pelo contrário, ajude, parabenize, oriente e estimule a seguir com seu negócio. Lembre-se que empreender é ser perseverante e acreditar em si mesmo. Ajude seus jovens empreendedores!

Oriente – Se os pequenos não sabem ao certo como fazer, como organizar seu negócio, ajude a organizar suas ideias, a criar e vender seus produtos. Isso pode ser numa barraquinha de suco na porta de casa ou com venda de brigadeiros, por exemplo. Ensine-os como tratar os clientes, divulgar seus produtos e receber o dinheiro.

Patrocine – Uma das melhores formas de apoiar um pequeno empreendedor dando o famoso “paitrocínio”, acreditado e investindo nas ideias e sonhos dos seus filhos. Por mais simbólica que seja a quantia, fará toda diferença para mostrar que é possível transformar ideias em realidade!

Estas são ações simples e que vão ajudar desde cedo, seus filhos a acreditar e empreender suas ideias. Além do senso de responsabilidade, as crianças aprenderão a importância de desenvolver a organização, de tratar bem as pessoas e de como investir seu tempo em algo em que acredite pode trazer grandes resultados.

Isso vai além de dinheiro, pois tem a ver com satisfação em transformar algo que era um sonho, uma ideia em algo concreto e tangível. Por isso, estimule seus filhos, apoie, incentive suas ideias e desenvolva crianças com um extraordinário espírito empreendedor. Pense nisso e motive seus filhos!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!