íder definindo a visão de uma empresa, num mapa colocado no chão escrito visão,  pensando nas respostas

Rawpixel.com/Shutterstock A visão é o que orienta as ações da empresa em curto,médio e longo prazos.

Para entender as diretrizes de qualquer organização é imprescindível, antes de tudo, conhecer realmente a visão de uma empresa. Digo isso porque a visão diz respeito ao que um negócio quer alcançar e aonde ele quer chegar a curto, médio e longo prazo.

Portanto, isso quer dizer que é isso que rege as ações de uma empresa e que guia suas lideranças e colaboradores na construção dos resultados. Para isso, a visão deve estar alinhada à missão e aos valores do empreendimento, pois é exatamente esta tríade que orienta a forma de ser, pensar e agir diante do mundo.

Exemplos de Visão Empresarial

Em resumo a visão de uma empresa deve responder quais são seus objetivos naquele mercado e qual será seu posicionamento nele. Para ter mais clareza, vamos conhecer exemplos de visões de grandes empresas nacionais e internacionais e, inclusive, da minha, o IBC.

Instituto Brasileiro de Coaching – IBC

Ser a principal referência em Coaching no mundo.

Fiat

Visão – Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos

Wal-Mart Brasil LTDA

PSC

Visão – Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários.

Arcor do Brasil LTDA

Visão – Ser a empresa nº1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.

Coca Cola

Visão – Matar a sede do mundo.

Petrobras

Visão – Tornar-se uma empresa de energia de classe Mundial.

Apple

Visão – “Mudar o mundo através da tecnologia”.

Como Definir a Visão de uma Empresa ou Pessoal

Agora que você já conheceu exemplos de visão, vamos fazer um exercício e buscar responder qual seria a de sua empresa ou então, se não tiver este tipo de pretensão, qual é a sua visão pessoal.  Responda as seguintes perguntas:

  • Como você se vê ou vê o seu negócio em longo prazo (Daqui a 5, 20, 30 anos)?
  • Quando chegar lá (visualize) o que estará fazendo, sendo e oferecendo ao mercado/mundo, que metas terá alcançado?
  • Como você/ empresa querem ser vistos pelo mercado, clientes e pelas pessoas ao seu redor?
  • Você acredita verdadeiramente que está visão é realizável ou não?

Estas são algumas perguntas-chave à definição da sua visão empresarial e pessoal também. Lembrando que ele preferencialmente deve começar com um verbo (Ser, Fazer, Manter, Mudar, Transformar, Construir…), pois isso demonstra o que o negócio vai fazer para ser o que ele deseja ser no futuro.