Voltar

A Importância da Valorização no Trabalho e na Vida

Publicado em | 0 comentários

Wakebreakmedia/Shutterstock Profissionais valorizados são mais produtivos e felizes no trabalho

Se você deseja manter seus profissionais felizes, produtivos e reter os talentos em sua empresa, lembre-se sempre de que a valorização dos seus colaboradores ajuda a criar um ambiente positivo, criativo, empreendedor, engajado; onde eles se sentem realmente pertencentes e importantes para a organização.

Ressalto o que parece ser óbvio,  entretanto, dizer e repetir isso é importante porque os maus líderes ainda são os principais responsáveis pelos pedidos de demissão e, na maioria das vezes, os profissionais se demitem por não se sentirem valorizados como merecem.

Realmente, ninguém gosta de ficar num ambiente, seja ele profissional ou pessoal, onde não seja valorizado e reconhecido. E por falar em reconhecimento, esta é uma das três necessidades básicas de todo indivíduo. Também está presente na teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de autoria do pai da Psicologia Humanista ou do Ser, o psicólogo americano, Abraham Maslow.

Por que a Valorização é Importante?

De modo geral, nem eu, você ou qualquer outra pessoa que conhecemos gostaria de dedicar o seu melhor, o seu tempo, conhecimentos, experiências e habilidades e passar em branco na vida. Assim, a primeira valorização de que precisamos não é a dos demais, mas sim a nossa, pois quando nos valorizamos, verdadeiramente, nos vemos de maneira positiva, reconhecemos nossos dons, talentos, competências, resultados, esforços e conquistamos a autoconfiança que precisamos para mostrar nosso melhor ao mundo.

Este autorreconhecimento é fundamental em nossa carreira e em âmbito pessoal e se estende a todas as áreas da nossa vida. Depois, precisamos sim, do reconhecimento das pessoas à nossa volta para nos sentirmos, vistos, importantes, amados e respeitados. Um reconhecimento pode vir por meio de um elogio de um colega, de um feedback público do seu chefe, liderado ou colaborador; ou mesmo de um amigo, parente ou desconhecido.

Eu mesmo, como faço palestras, em todo o Brasil, ao final de cada evento sempre recebo o reconhecimento do público, às vezes, por meio de calorosas palmas, noutras pelo abraço fraterno ou mesmo pelas palavras positivas que as pessoas me dirigem. Isso não tem preço, e não tem nada a ver com ego, mas com propósito e missão de vida. Isso me faz muito feliz, pois é um verdadeiro sinal de que estou indo no caminho certo.

Valorizar é saber reconhecer um trabalho bem feito, uma boa ação, um bom desempenho e os comportamentos e atitudes positivas, seus, e das pessoas à sua volta. Valorizar é ser justo com seus esforços e saber reconhecer que aquilo que você ou outra pessoa fez é importante e traz grandes resultados.

Pense nisso, reconheça seu trabalho, as boas atitudes e também o bom desempenho de todos que se dedicam e dão o seu melhor, assim como você!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!