WakeBreakmedia/Shutterstock Entender o que te faz realmente Feliz é o primeiro passo para conquistar mais satisfação na vida

Hoje, vamos falar de um fantástico tema – a Satisfação. Por isso, eu já começo te perguntando – De 0 a 10, qual seu grau de satisfação com sua vida atual? Seus resultados são compatíveis com suas ambições? Para nos sentirmos realmente satisfeitos com a vida que levamos, precisamos ter atendidas todas as nossas necessidades, ou seja, é preciso estar satisfeito com quem você é; com o que possui, faz e já realizou em sua vida até aqui.

Segundo o psicólogo americano, Abraham Maslow – “O que os humanos podem ser, eles devem ser. Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza.”.  Na prática, Maslow quer dizer que para encontrar sua Autossatisfação, cada indivíduo deve buscar realizar aquilo que realmente dá sentido à sua história de vida pessoal e profissional.  Este autoconhecimento é fundamental para nos sentirmos pessoas autorrealizados e felizes com nossas conquistas.

Prejuízos da Insatisfação

Do contrário, seguimos nossas vidas: insatisfeitos e perdidos, ou seja, atirando para todos os lados e sem nenhum foco ou planejamento que nos permita realizar nossos sonhos. E é exatamente isso que cria uma leva de pessoas insatisfeitas! Pessoas insatisfeitas nunca acham que são boas, o suficiente; ou que já conquistaram o suficiente para ser felizes. Para elas, o copo está sempre meio vazio e, por isso, olham a vida sempre pelo aspecto negativo e triste.

Por terem esta visão tão limitada de suas capacidades e habilidades, valorizam mais as conquistas dos outros do que as suas. Isso leva a sentirem-se inferiores, pouco amadas e não reconhecidas em nada que fazem… Para mudar este mindset deturpado, é preciso gostar de si mesmo, daquilo que você faz todos os dias e também do que já realizou em sua vida até o presente momento. Em outras palavras, é preciso Honrar e Respeitar sua História!

Tudo que viveu; as experiências boas e ruins; é o que lhe trouxe até aqui. Por isso, orgulhe-se de quem você é. Isso de forma alguma quer dizer que você deve “descansar em berço esplêndido” ou ficar numa zona de conforto, mas sim, que deve valorizar suas conquistas e continuar a investir em sua evolução.

Encontre sua Satisfação 

Acredite; você pode: Ser, Ter e Viver mais e melhor! Mas antes, é preciso se reconhecer merecedor das grandezas da vida e aceitar-se como é. Esta Autoaceitação nos dá a motivação e a inspiração que precisamos para seguir em frente, continuar buscando nossas metas e objetivos e prosperar em todas as áreas da vida.

PSC

Entretanto, isso não tem a ver com bens materiais, mas como a evolução do ser humano que habita dentro de você! Estar satisfeito é, antes de tudo, entender que não é o que temos fora, mas o que temos, dentro de nós, que nos define. Quais sentimentos, emoções, valores, princípios e ações traduzem você? Sua satisfação tem a ver com o que você tem ou com quem você é? Lembre-se que é o modo como você se relaciona consigo mesmo que vai dizer ao mundo quem você é!

Por isso, se a sua Satisfação está ligada a dinheiro, luxo, status, fama e riquezas materiais (carros, mansões, joias, roupas), você está terceirizando a sua felicidade e transformando sua satisfação em algo facilmente perecível. Pessoas satisfeitas não mensuram sua alegria por aquilo que tem, mas pelos aprendizados, oportunidades e ganhos pessoais que a vida lhes trouxe.

Isso lhes proporciona o sentimento de Gratidão, de Autorrealização, pois, de dentro para fora, sentem que o universo conspirou ao seu favor e que lhes devolveu exatamente o que elas emanaram no mundo. Assim, sentem-se Gratas pelo que São; pelo que conquistaram; pelo que fazem e pelas chances que criaram e tiveram ao longo de sua vida.

Este sentimento é tão Maravilhoso, Libertador e Profundo, que meu objetivo aqui, é que você possa senti-lo também! Ou melhor, Sentir e Vivê-lo! Para isso, eu te convido a verdadeiramente, permitir-se encontrar sua própria Autossatisfação em ser quem você é; em ter o que você tem e, em fazer o que você faz!

Deixe a descrença para trás e acredite em seu Potencial Infinito. Faça seu próprio caminho, inspire-se em exemplos de sucesso, mas jamais se compare a ninguém. Você é único! Lembre-se disso e que cada um de nós tem sua trajetória: acredite em si mesmo, motive-se a ação e faça seu próprio caminho.

Não trabalhe para ser o próximo fulano de tal. Se Aceite, se Valorize e seja você mesmo! Faça o seu melhor! Um dia outras pessoas poderão seguir seus bons exemplos e se inspirarem em sua história para construir a história delas.

TBC e Seja Grato!

Por isso, se hoje você ainda não se sente 100% satisfeito com sua vida, não fique reclamando e alimentando sentimentos negativos e derrotistas. TBC – tire a bunda da cadeira e comece a agir…

Defina suas metas e objetivos, trace um bom planejamento.

Acredite em si mesmo, Mantenha o Foco, Dedique-se e Seja Positivo!

E tenha nestas conquistas futuras, o complemento da Satisfação que você já tem hoje, honre e respeite o que você já é, o que já alcançou e siga em frente. Agradeça por tudo que viveu até aqui, porque a Gratidão é o Reconhecimento por todos os aprendizados, conquistas, ensinamentos, vitórias e mesmo pelas derrotas que te trouxeram até onde você está. Tenho certeza que você é muito mais sábio e experiente agora e, não por acaso, graças a tudo que já viveu!

Sabendo de tudo isso, e olhando sua vida agora sob uma nova perspectiva, eu te convido a mais uma vez responder a pergunta – De 0 a 10, o quanto você está satisfeito com sua vida?

Tenho certeza que agora você já se reconhece de outra maneira, se orgulha de quem é, e consegue aceitar-se melhor como é. A vida é um lindo caminho e, do seu início ao fim, somos nós os protagonistas de nossa história. Permita-se Brilhar!

Se for bom, deixe que fique. Se for ruim, deixe que vá. E em todas as situações permita-se ser Grato pelas oportunidades! Isso vai te fazer crescer, expandir sua mente, vencer crenças limitantes e poder explorar novas possibilidades.

SE ACEITE, veja o copo meio cheio, seja positivo e otimista. Valorize cada aprendizado e experiência que colaborou para você se tornar quem você é. Preocupe-se, antes de tudo, não em acumular bens ou coisas materiais, mas sim, em Transcender e ser o Melhor Ser Humano que você pode ser!

No final, este será o verdadeiro Legado que a vida deseja ter de você!