Voltar

A Importância da Promoção da Saúde no Trabalho

Publicado em | 0 comentários

 

Sylv1rob1/Shutterstock Promover a saúde no trabalho também é utilizar processos de gestão de pessoas efetivos que tragam o bem-estar e crescimento dos colaboradores.  Um destes é o Coaching!

Se você está lendo este artigo, imagino que haja um objetivo em sua mente. Talvez você seja alguém em busca de respostas para sua vida pessoal, mas talvez você seja um profissional de saúde em busca de uma nova forma de atuar. Em ambos os casos posso garantir que você terá novos insights a partir da leitura desse texto.

A questão profissional está sempre está muito presente no trabalho com o Coaching. Digo isso porque sei bem que tanto o profissional de saúde, atuando como coach, quanto os profissionais de qualquer empresa, independente da área, também podem se beneficiar com a atuação de um Coach dentro da organização.

O bem-estar no trabalho é importante, especialmente, por que boa parte do nosso dia está voltada para nossas atividades profissionais. A relação entre nossa situação global de saúde, nosso bem-estar e nosso trabalho é a chave para uma vida mais feliz e produtiva. Vamos aprender um pouco sobre isso?

Promoção da Saúde no Trabalho

A Organização Pan-americana de Saúde define a Promoção da Saúde como “Ações que se manifestam por alterações no estilo de vida e que resultam em uma redução do risco de adoecer e/ou morrer”. De fato, promover a saúde é bastante diferente de tratar doenças.

A promoção da saúde envolve uma conscientização, um despertar, algo que se modifica em seu Self e que altera sua forma de ver e estar no mundo. É uma articulação de campanhas de várias naturezas e por vários meios que tendem a promover formas de vida mais saudáveis, bem como divulgar políticas públicas que tenham como objetivo a melhora da qualidade de vida e bem-estar da população.

A prevenção de riscos é também uma forma de promoção da saúde. Há uma diversidade de ações que tomam como objetivo o ideal promoção de uma vida saudável e com acesso a meios de saúde. É claro que há benefícios para o indivíduo que vai usufruir de uma vida plena e mais feliz, mas há também benefícios para o Estado e para as Empresas, uma vez que a promoção da saúde da população e dos funcionários gera uma economia significativa no custo da produção e para os cofres públicos, uma vez que só pode produzir e gerar riquezas quem está saudável e apto para o trabalho.

Por isso, o trabalho do Coach de Saúde também é essencial para garantir o bem-estar e a plenitude física e emocional que cada trabalhador, tanto dentro como fora de seu ambiente de trabalho. Invista em Coaching!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!