Quando falamos em Educação Emocional, estamos falando de algo essencial em todas as fases da vida do ser humano. Quando tratamos de nossas crianças isso se torna ainda mais importante, pois se receberem este apoio desde cedo, com certeza poderão ter uma vida ainda melhor no que tange o reconhecimento e domínio de suas próprias emoções.

Entretanto, este é um tema que ainda vem caminhando lentamente, uma vez que poucas escolas focadas em ensino infantil têm esta matéria em seu currículo, o que se fosse diferente, já ajudaria muito em seu processo de amadurecimento emocional. Ainda assim, como pais ou responsáveis por crianças, não podemos nos descuidar deste assunto pois ele é fundamental.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa
poderosa metodologia!

A Importância da Educação Emocional na Vida das Crianças

Mas o que é Educação Emocional?  Podemos dizer que consiste no reconhecimento das reações físicas e comportamentais desencadeadas por nossas emoções e sentimentos.  Oferecer isso às crianças é ajudá-las a entender como se sentem e porque se sentem assim. Quer um exemplo?

Pergunte ao seu filho o que ele sente quando encontra seu melhor amigo ou amiguinha da escola? Ele certamente dirá que se sente feliz, alegre. Indo mais fundo, você poderá ainda lhe perguntar – por que ele se sente assim; estimulando nele novas reflexões sobre seus sentimentos e explorando suas percepções sobre aquilo que sente em cada situação.

Podemos dizer ainda que a educação emocional infantil significa falar abertamente com os pequenos sobre suas emoções, mostrar-lhes o que elas representam e ensinar-lhes a lidar com cada uma delas de forma assertiva, ou seja, incentivando o desenvolvimento de sua inteligência emocional.

PSC

Isso ajuda em seu autoconhecimento; a lidarem melhor com frustrações, com os “nãos” dos pais e adultos; a ter mais empatia em suas relações interpessoais, pois conseguem identificar com mais facilidade os sentimentos do outro e colocar-se em seu lugar e, especialmente, a também a terem maior autocontrole emocional; o que evita birras, crises de choro e agir de maneira agressiva ou desrespeitosa, por exemplo.

O que o coaching educacional pode fazer para ajudar Pais, Professores e Alunos

Coaching Educacional é uma modalidade de Coaching voltada tanto ao desenvolvimento dos professores e demais profissionais da educação, como ao melhoramento sócio emocional das crianças e adolescentes em idade escolar. Por ser um método que congrega diversas técnicas e ferramentas de aprimoramento humano, é completo e seus benefícios, ainda que de modos diferentes, também podem ser aplicados visando à evolução de ambos.

Benefício para os professores

No que tange os docentes, o processo trabalha em cima do desenvolvimento de habilidades-chave, como inteligência emocional e social, planejamento, organização e proporcionando o autoconhecimento necessário a que possam desenvolver seu máximo potencial, obter excelentes resultados em seu trabalho e também uma qualidade de vida maior no âmbito pessoal.

Além disso, apoia os professores a vencerem seus desafios escolares, que podem incluir: perda da conexão com sua profissão; problemas na infraestrutura escolar; falta de apoio ou reconhecimento ao seu trabalho; pouco interesse dos alunos nas aulas; constante indisciplina em sala; falta de reconhecimento salarial ou ainda gaps nos investimentos em capacitação.  

Nesse sentido, para atuar como coach educacional é um diferencial que o profissional possua experiências, habilidades e conhecimentos pedagógicos, de modo a oferecer, com mais propriedade e autoridade, o suporte que seus coachees (clientes) da educação precisam para vencer suas contendas.

Conheça os benefícios para os alunos

No âmbito dos alunos, o Coaching Educacional proporciona um autoconhecimento que permite aos mesmos identificar seus pontos de melhoria em relação tanto às disciplinas escolares e a trabalhar isso de forma mais assertiva, ou seja, buscando potencializar seus conhecimentos e identificar e eliminar aqueles dificultadores que prejudicam seu aprendizado.

Ademais, o método também auxilia a maximizar a compreensão sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos, o que é essencial ao seu crescimento como alunos e seres humanos.  A intenção, com isso, é promover o desenvolvimento educacional e socioemocional das crianças e adolescentes de forma sistêmica.

Na prática, isso quer dizer, oportunizando que os jovens possam trabalhar seus talentos, competências e diferenciais e expandir suas habilidades escolares, emocionais e comportamentais de forma mais objetiva.

Assim, entre os muitos benefícios do Coaching Educacional, podemos dizer que o processo ajuda a desenvolver autoconfiança, empatia, responsabilidade, autodisciplina, respeito, e que as crianças possam ter uma comunicação mais assertiva, uma autoestima mais elevada e maior qualidade de vida também.

Tudo isso, por meio de um acompanhamento focado nas necessidades reais de aprendizado e desenvolvimento de cada uma e nos desafios que cada fase de vida apresenta. Aqui, vale ressaltar que o processo de Coaching proporciona resultados acelerados porque respeita sempre a individualidade e os objetivos de cada pessoa.

Neste sentido, o Coaching Educacional tem no autoconhecimento a chave para proporcionar às crianças e adolescentes a base que precisam para se tornarem seres humanos mais conscientes do seu potencial e mais confiantes em suas capacidades e talentos individuais.

O treinador aqui tem o papel tanto de trazer perguntas poderosas que ajudem em seu desenvolvimento, como o de ajudar estes jovens a explorarem, de forma assertiva, suas potencialidades e direcionar esta energia à realização com sucesso de suas atividades na escola.

Realizado por meio de sessões lúdicas, que respeitam o nível de maturidade de cada criança e, que podem ser acompanhadas pelos pais; os pequenos recebem do seu coach diversos estímulos para refletir sobre sua rotina escolar e os seus desafios; sejam eles em relação a quem são, às disciplinas ou mesmo ao seu relacionamento com seus familiares, colegas e professores.

O objetivo com isso é oferecer, o suporte que precisam para entender melhor suas emoções, pensamentos e sentimentos, ou seja, como elas impactam em seu modo de agir e se expressar, na forma como se sentem, especialmente, no jeito que se relacionam consigo mesmos, com seus pais, irmãos, amigos, parentes, professores e coleguinhas de escola.

No dia a dia, assim como nós adultos, nossas crianças e adolescentes também enfrentam inúmeros desafios dentro e fora da escola. Precisam tirar boas notas; aprender a lidar com seus sentimentos e medos; com as mudanças físicas e a se relacionar positivamente com seus colegas e professores.

Mas não é só! Elas também são desafiadas a lidar com inúmeras regras; a se adaptar à sociedade; lutam para serem aceitas, respeitadas e incluídas nos grupos dos amigos e, muitas vezes, também têm que enfrentar até mesmo problemas sérios como o Bullying no ambiente escolar.

Portanto, quanto mais preparados para lidar com tudo isso e com as dificuldades, mudanças e cobranças internas e externas, mais chances nossos jovens têm de superar seus desafios, vencer seus medos e crescer em todos os sentidos com cada fase de sua vida escolar.

Claro, o acompanhamento e o apoio dos pais aos filhos nesta jornada são fundamentais e não podem ser substituídos por nada. Lembrar-se disso é essencial para que a responsabilidade pelos progressos dos mesmos não seja terceirizada. O Coaching Educacional entra como uma ferramenta a mais para ajudá-los a trilhar os seus caminhos, se desenvolver e a irem além.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa
poderosa metodologia!

Invista em Coaching Emocional

Neste sentido, já parou para pensar no que você precisa melhorar para não ser um exemplo negativo para seus filhos e alunos? Nós adultos somos referências para nossas crianças. Portanto, tanto quando damos bons ou maus exemplos, elas tendem a replicar exatamente aquilo que fazemos. Esteja atento e procure evoluir neste sentido.

Para isso, o processo de Coaching Emocional é um poderoso mecanismo de desenvolvimento e entendimento das suas emoções, uma vez que trabalha no reconhecimento das crenças positivas e negativas que alimentam seus sentimentos, e que fazem você ter tanto resultados bons como ruins em sua vida.

Na prática, se você é pai, mãe ou educador, isso ajuda em sua evolução emocional, a que aprenda a identificar e lidar com o que sente, a ser um adulto mais maduro emocionalmente e que pode dar todo o suporte para que suas crianças cresçam mais conscientes de suas emoções e de como lidar com elas. Lembre-se disso e busque oferecer o apoio emocional que seus filhos precisam para crescer em equilíbrio com suas emoções.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/home