Voltar

A Importância da Cultura Empreendedora no seu Negócio

Publicado em | 0 comentários

Wakebreakmedia/Shutterstock A cultura empreendedora motiva, valoriza e engaja os colaboradores e impulsiona os resultados do negócio

Sua empresa possui uma cultura empreendedora? Aliás, você já parou para pensar nisso? Começo fazendo estes questionamentos porque nem sempre este aspecto é levado em conta, o que, em longo prazo, pode prejudica a viabilidade de qualquer empreendimento.

Ter atitudes empreendedoras é estimular, constantemente o empreendedorismo organizacional, investir na melhoria contínua dos processos, valorizar os seus profissionais e convidá-los a fazer parte de algo maior. Na prática, isso representa motivar sua criatividade, inovação e proatividade, dar liberdade de desenvolvimento aos funcionários e permitir que eles realmente façam parte da construção dos resultados.

Desenvolva a Cultura Empreendedora em sua Empresa

E sabe por que a participação dos colaboradores é tão importante? Porque empresas são feitas de pessoas e por pessoas e, sem o seu engajamento, nada é possível na realidade. Então, para implementar um cultura empreendedora é importante deixar claro aos seus funcionários que todos podemos ser empreendedores de resultados e agir como “o dono da empresa”.

O sentimento de dono representa trabalhar com se aquela organização não fosse apenas o seu trabalho, mas sim sua. Representa dar o seu melhor para que as metas e objetivos sejam plenamente alcançadas e caminhar juntos. Em contrapartida, a empresa também precisa reconhecer e recompensar seus profissionais, valorizar seu empenho, dar-lhes oportunidades e o devido destaque.

Este alinhamento de interesses é fundamental para criar um ambiente colaborativo, onde todos se sintam importantes e essenciais na construção dos resultados. Com isso a cultura empreendedora sai da teoria e passa a ser vivenciada e sentida, na prática, e tanto por aqueles que fazem parte da empresa como por seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Isso é inspirador e um modelo de gestão bastante positivo, pois o empreender que aprendemos em nosso trabalho também pode ser transferido para o âmbito pessoal. Assim, nos tornamos empreendedores empoderados, donos dos nossos sonhos e das mudanças que buscamos para a nossa vida.

Empresas com uma cultura empreendedora são visionárias e inovadoras e conseguem transmitir por meio das atitudes dos seus profissionais e dos seus produtos ou serviços; que aquilo que faz realmente tem uma missão, um propósito e compromisso maior. Isso se reflete em funcionários e consumidores mais felizes e num legado que a faz se destacar entre as demais.

Sabendo de tudo isso, voltamos à questão inicial – Qual a cultura empreendedora do seu negócio? Reflita sobre isso e pense em como vê sua empresa no futuro. Se for preciso, mude, transforme. Não perca mais tempo e leve todos os benefícios de ter cultura diferenciada em seu empreendimento.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!