Autoliderança

Monkey Business Images/Shutterstock O líder que conhece a si mesmo consegue tomar melhores decisões e guiar melhor sua equipe

Assim como todo líder deve conhecer bem sua equipe de profissionais e empresa onde atua, também deve buscar conhecer profundamente bem a si mesmo. Na prática, isso representa ter autoliderança, ou seja, saber identificar seus pontos fortes e de melhoria, compreender sua forma de se comportar, pensar e agir e, especialmente, entender como tudo isso impacta, positiva ou negativamente, em seus resultados e nos de sua equipe.

Muitas lideranças simplesmente ignoram este fato e seguem com sua gestão sem entender porque suas ações não surtem os efeitos desejados. Para ser um líder efetivo, mais do que estar numa posição de poder, é preciso ter a consciência de suas responsabilidades com seus liderados e de que para aumentar suas possibilidades de sucesso é preciso evoluir continuamente.

Autoconhecimento e Autoliderança

Ter esta mentalidade está diretamente relacionado ao seu nível de autoconhecimento, pois como sempre digo e repito; isso é o que nos cura e potencializa os nossos resultados em todas as áreas da vida. Quando o gestor desconhece a si mesmo, mais distante ele fica de evoluir e alcançar novos patamares em sua carreira e os alvos que almeja.

Na prática, esta falta de autoliderança se reflete em decisões erradas, em inseguranças, estagnação, na dificuldade de lidar com seus funcionários, momentos de crise, de estabelecer uma comunicação efetiva com as pessoas à sua volta e um ambiente produtivo para sua equipe. Assim, o líder não consegue ser um guia para seus profissionais tem consegue ajudá-los em seu crescimento.

Por outro lado, quando o líder busca evoluir, ele se permite reconhecer não apenas seus pontos de melhoria e dificuldades, mas também expandir suas habilidades e competências técnicas e comportamentais e eliminar as crenças e comportamentos limitantes que prejudicam a sua gestão. Isso é fundamental!

Coaching e Autoliderança

Nem todas as pessoas têm um mindset que lhes permita ser um bom líder de forma natural. Por isso, é preciso investir em ferramentas que realmente ajudem o gestor a desenvolver-se e, com isso, melhorar sua forma de liderar.

PSC

Neste sentido, o Coaching de Liderança se destaca como um poderoso apoio ao desenvolvimento dos líderes que desejam potencializar seus conhecimentos de forma planejada, objetiva e acelerada. Por meio de suas técnicas e métodos, o processo apoia em seu crescimento do líder em todos os sentidos, desenvolvendo novas habilidades, crenças e atitudes mais positivas e eficazes.

Por isso, se você deseja aumentar suas possibilidades como líder e criar oportunidades reais para conquistar resultados extraordinários, invista na formação Leader Coach Training – LCT e ouse ir além em sua liderança.