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A importância da Auditoria para as Organizações

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Andrey Popov/Shutterstock As auditorias são essenciais para garantir o controle da qualidade e maior eficiência nas empresas

Você sabe qual a finalidade de uma auditoria? Sua empresa já passou por algum processo desta natureza? Bem, auditar consiste em analisar, criteriosamente, as ações de controle interno, implantadas por uma empresa, para certificar-se que elas estão de acordo com as normas estabelecidas.

As auditorias podem ser realizadas por auditores internos (colaboradores da empresa) ou por auditores externos, profissionais designados pelo órgão certificador. No processo de auditoria, quando tudo está de acordo, dizemos que está “em conformidade”, ou seja, que o departamento auditado está seguindo corretamente os objetivos propostos.

Quando o contrário ocorre, e o setor não consegue atender, adequadamente, as metas, dizemos que está em “não conformidade”, ou seja, que algumas ações precisam ser corrigidas, implantadas ou mesmo eliminadas.

 Benefícios da Auditoria

Engana-se quem acredita que a auditoria tem como principal objetivo apenas apontar os erros da organização. A intenção ao fazer uma auditoria da empresa é identificar seus pontos fortes e de melhoria e implantar formas melhores de gerir os processos e as pessoas.

Isso cria um ambiente novo no trabalho, pois torna público o compromisso da empresa em promover melhorias contínuas e evidencia sua responsabilidade de incorporar novas estratégias de gestão. Estas, por sua vez, devem permitir a todos aumentar a qualidade de vida no trabalho e conquistar os resultados projetados pela instituição.

No âmbito dos profissionais, uma auditoria serve para ressaltar suas boas práticas e ajudar a corrigir eventuais falhas nos processos internos. Isso é muito importante porque, muitas vezes, o colaborador executa seu trabalho, de maneira incorreta, acreditando fazer do modo certo.

Ao ser auditado ele tem a possibilidade de expor sua opinião, dar sugestões para melhorar a execução do trabalho, participando assim, ativamente dos processos de mudanças e melhorias.

O Processo de Auditoria da Empresa

Auditoria não se dá quando os auditores interpelam os colaboradores, ela começa muito antes. Inicia-se desde o momento em que a empresa decide auditar seus processos. Por isso, podemos dizer que a auditoria, frente a frente, com o colaborador, é o processo que encerra a primeira fase da examinação.

Auditar é avaliar o que foi feito, e para que isso ocorra, antes, é preciso definir quais serão os departamentos auditados e mapear todos os seus processos. Após fazer isso, é preciso definir o papel de cada um da equipe e distribuir, corretamente, as tarefas e acompanhar a execução do trabalho, de forma que ele venha a atender os critérios exigidos.

Neste processo, a atuação do gestor, de cada área, é fundamental para que as equipes estejam engajadas, a empresa possa conquistar sua certificação e conquistar o status de organização que implantou assertivamente as normas de controle da qualidade em sua gestão. Invista em auditoria!

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