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A História e Lições de Philip Kotler

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HSM Experience Philip Kotler é o maior especialista do mundo em Marketing e um dos profissionais mais influentes do universo dos negócios

Poucos profissionais na história se destacam tanto, na área da mercadologia, quanto o americano, Philip Kotler, nascido em 27 de agosto de 1931, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. É considerado o maior especialista, do mundo, na prática de Marketing e, atualmente, é uma das personalidades mais admiradas e influentes do universo dos negócios.

Kotler é professor universitário, palestrante, PhD em economia, pelo MIT, pós- doutor em ciências comportamentais (Universidade de Chicago) e em matemática (Harvard). Todos estes fantásticos conhecimentos acadêmicos e suas experiências práticas e a busca constante por aprimoramento lhe permitiram expandir ainda mais seus conhecimentos, teorias e conceitos na área de marketing.

Consolidou sua carreira prestando consultorias para grandes multinacionais e empresas como: IBM, General Electric, Michelin e Bank of America, por exemplo. Como consultor foi o responsável por desenvolver, criar e organizar as estratégias e planejamentos de marketing que ajudaram estas e outras organizações a conquistar o topo do seu mercado e o respeito dos clientes.

Philip Kotler também é um dos maiores escritores da área de marketing da atualidade, com mais de 25 títulos lançados. Entre seus principais livros destacamos: Introdução ao Marketing; Princípios de Marketing; Marketing para o Século XXI; Marketing 3.0 e Administração de Marketing.

4 Lições de Philip Kotler sobre Marketing e Empreendedorismo

Construa uma marca forte – Segundo Kotler, as empresas devem estar focadas em construir e consolidar sua marca frente ao mercado e aos seus consumidores. Para ele, os empresários devem buscar oferecer os produtos e serviços que seus clientes querem e, com isso, inovar e promover negócios que realmente atendam as demandas e necessidades das pessoas.

Respeite o funil de vendas – Para Philip, o funil de vendas é muito importante, deve ser sempre respeitado e cada setor deve dar conta de seu papel e atendê-lo da melhor maneira possível. De acordo com o guru, para ter sucesso nesta empreitada, o marketing deve ser o responsável pelas três primeiras etapas do processo de vendas – (1 – prospectar os clientes, 2- entender as necessidades do público-alvo e 3 – desenvolver as soluções); enquanto que o departamento de vendas deve cuidar das três fases finais (4 – fazer a proposta ao cliente, 5 – fazer as negociações e 6 – fechar as vendas). Segundo ele, este respeito à hierarquia das ações é essencial.

Tenha responsabilidade social – Para o especialista, o objetivo das empresas não deve apenas ser conquistar mais e mais dinheiro. As organizações devem e precisam ir além; mostrar comprometimento social e ambiental, respeito às leis vigentes e colaborar, direta e indiretamente, para a melhoria da sociedade. Isso ajuda tanto a fomentar a marca como a melhorar o mundo.

Integre o departamento de marketing – Para Kotler, o marketing não deve trabalhar em separado dos demais setores ou ser visto apenas como mais um entre tantos da organização, mas sim, atuar sempre em conjunto. Para ele este departamento deve ser visto como importante e essencial para as empresas, deve trabalhar pelo todo e com todos os demais.

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