Voltar

A História do Coaching no Brasil

Publicado em | 0 comentários
História do Coaching no Brasil

Aquir/Shutterstock Veja porque a história do Coaching no Brasil se confunde com a história do IBC!

Podemos dizer que a história do Coaching no Brasil é relativamente recente, porém extremamente promissora. Se na década de 1990 e no começo dos anos 2000, a metodologia só era aplicada em empresas estrangeiras e multinacionais, hoje o método já é uma realidade presente e acessível às pessoas, dentro e fora das organizações.

Tudo isso se deu em grande parte pelo nascimento de empresas nacionais, focadas na formação de coaches profissionais. Neste sentido, posso dizer sem medo, que a história do Coaching no Brasil se confunde com a história do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Criado em 2007 , em quase 10 anos, a empresa revolucionou o país com seu jeito diferenciado de fazer treinamentos e formações em Coaching.

O Papel do IBC na Construção da História do Coaching no Brasil

 Obviamente, existem outras escolas, mas quero contar aqui um pouco de como o IBC tornou-se a maior referência do segmento no Brasil. Começamos, no início da década de 2010, numa época em que a metodologia ainda era uma grande novidade e quase ninguém sabia que era Coaching.

Tivemos, então, que literalmente desbravar o mercado de treinamentos, e antes de tudo, oferecer ao público conhecimentos e informações para que soubesse o que era o método, vantagens, benefícios, aplicações e como ele poderia ajudar em sua evolução pessoal e profissional e ser uma nova carreira.

Este foi um trabalho árduo, uma vez que se nos Estados Unidos e Europa, o processo já estava consolidado, quando falávamos em Coaching aqui, pelo desconhecimento, muitos achavam que era apenas mais um modismo estrangeiro e que logo iria passar. Ledo engano, o Coaching veio para ficar!

E se acelerar resultados é uma das principais propostas de valor do método, não seria congruente passar anos e anos sem sair do lugar.  Começamos a fazer formações em 2007 e, deste ano até hoje o Instituto Brasileiro de Coaching nunca mais parou, crescendo de forma vertiginosa, 100, 300,400% ao ano, e se transformando num dos maiores exemplos de sucesso no setor.

Neste período, formamos mais de 10 mil coaches profissionais, em mais de 50 cidades brasileiras, de todas as capitais e também de mais de 10 nacionalidades diferentes. Entre nossos principais cursos de Coaching, destaco: Leader Coach, Business and Executive Coaching e o Professional & Self Coaching – PSC, que se destaca como um dos melhores do mundo, na formação de novos coaches.

Promovemos também congressos, palestras, supervisões como também importantes parcerias internacionais, a exemplo da realizada com a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que permite aos nossos alunos ter uma experiência única de aperfeiçoamento profissional, expansão de networking e potencialização dos conhecimentos em Coaching fora do país.

Portanto, não é nenhum exagero dizer que a história do Coaching no Brasil se confunde com a trajetória do IBC, e que seu crescimento se deve e, muito, aos nossos esforços em tornar a metodologia conhecida, valorizada, respeitada e reconhecida aqui e fora também.

Convido você que também deseja ser coach a fazer parte desta história de sucesso. Faça sua formação Professional & Self Coaching – PSC e tenha uma das carreiras que mais crescem no mundo.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!