Voltar

A História da Liderança

Publicado em | 0 comentários

Alessia Pierdomenico / Shutterstock.com Nelson Mandela é um dos líderes mais inspiradores e mais influentes da história

Da pré-história aos dias atuais, a história da liderança, acompanha o desenvolvimento da própria humanidade.  Muitos relatos evidenciam os grandes líderes, entretanto, não vamos fazer aqui mais uma análise cronológica dos fatos. Vamos passear pelo tempo sem que você nem mesmo possa perceber, e observar os diferentes modelos de liderança.

Se fizermos uma análise lógica, desde os nossos ancestrais das cavernas, a liderança sempre esteve presente no dia a dia das pessoas, como uma forma de organizar e guiar suas ações e também de garantir o poder daqueles que fossem mais inteligentes ou mais fortes.

A História da Liderança Revisitada

Na era dos dinossauros, o tiranossauro Rex era o rei do pedaço. Na selva, em terra, até hoje o leão é quem manda. No mar ninguém ousa encarar um tubarão; assim o fato comum é que todos estes animais eram e são líderes de sua cadeia alimentar por sua força e tamanho. Cada contexto, um líder!

Se fizermos uma analogia simples com o ser humano, o mesmo pode-se dizer de Adolf Hitler; que também usou seu poder de comando e força para conquistar a liderança e conduzir um dos movimentos mais opressores da história. Seu foco se concentrava em disseminar as ideias nazistas que o levaram a cometer atrocidades e dizimar milhares de pessoas na Alemanha.

Na mitologia grega, o líder supremo é Zeus. Na Bíblia, vemos na figura de Jesus Cristo; o guia máximo da salvação da humanidade para os cristãos. Do mesmo modo, os muçulmanos veem em Alá seu único guia espiritual e os budistas enxergam em Buda, a liderança que os conduz à iluminação e transcendência.

Na música, nunca nos esqueceremos de John Lennon, o lendário líder dos Beatles. Nos quadrinhos, o interplanetário Super Man é o capitão da Liga da Justiça, enquanto que, cinema e no espaço, Darth Vader luta com seu sabre de luz contra Luke Skywalker pelo poder supremo.

Na política, poderíamos citar vários nomes, de homens e mulheres, que definitivamente fizeram história, tanto pelo lado bom como por outro, não tão positivo assim.  Prefiro destacar os feitos históricos de Mandela, Luther King, Mahatma Gandhi, Malala e Madre Tereza de Calcutá; entre outras personalidades.

Como então, atribuir a este ou aquele líder um papel especial na humanidade, quando, ao seu modo, todos influenciaram e até hoje ainda influenciam na história da liderança?  Mais que destacar este ou aquele nome, devemos ressaltar aqueles líderes que nos inspiram por seus feitos e que nos fazem acreditar que nós também podemos ir além, como é o caso de Nelson Mandela e da menina paquistanesa Malala.

Termino então, deixando uma perguntinha no ar – Qual líder mais inspira você?  Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!