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A Gestão de Pessoas e Liderança nas Micro e Pequenas Empresas

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© Depositphotos.com / shock Gestão de alta performance nos negócios de pequeno e médio porte

O ano passado foi muito positivo, apenas no período de janeiro a novembro de 2014 a taxa de abertura de pequenos e médios empreendimentos superou a faixa de 1,3 milhão em todo o Brasil – diz Luiz Barretto, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Nacional.

Os dados acima evidenciam o crescimento significativo da cultura empreendedora brasileira, tão logo, a mudança de comportamento da sociedade contemporânea, onde indivíduos estão se arriscando mais para ir em busca do sonho de ter o próprio negócio.

Outro fator que influencia fortemente é a disposição de um grande número de recursos, como: cursos, workshops, palestras e treinamentos de empreendedorismo que orienta o empresário aspirante a estruturar todas as fases do negócio. Além de facilidades de créditos e aumento da quantidade de investidores anjos que atualmente facilitam a concretização de seus projetos.

As vantagens de ser empreendedor são bastante atrativas: flexibilidade de horário, não precisar dar satisfação a ninguém, conduzir o empreendimento da sua forma, desempenhar as atividades no próprio ritmo, obter prestígio pelos resultados etc.

Mas nem tudo são flores. Em pesquisas realizadas também pelo SEBRAE, constam que o grande número de mortalidade de novos empreendimentos é causado pela falta de preparo dos empreendedores com relação à gestão de pessoas e liderança.

Ávidos e eufóricos em ver sua empresa lançada no mercado o mais rápido possível, a maioria das pessoas investem no desenvolvimento do plano de negócio, estudo de mercado, entre outros fatores que lhe permitirão domínio para controlar aspectos de estruturais e processuais do negócio, e acabam não dando a devida importância à sua capacitação para conduzir seu capital humano, principal ativo para o progresso de toda organização.

Como Gerir e Liderar o Capital Humano com Efetividade?

Liderar e conduzir profissionais de diferentes perfis, níveis culturais, visões de mundo, qualidades e competências é uma missão um tanto quanto desafiadora. Em negócios de pequeno porte, este desafio se torna ainda maior, pois são por característica mais vulneráveis e substancialmente influenciadas pelas mudanças externas.

Fatores Fundamentais para Gestão e Liderança de Alta Performance

Confira abaixo algumas competências primordiais para conseguir obter os melhores resultados no que se refere às práticas de gestão de pessoas em pequenos negócios:

Liderança Versátil e Dinâmica

Nos tempos atuais as transformações do mercado acontecem velozmente devido aos avanços tecnológicos, a informatização e a alta competitividade.

Nesse sentido, é necessário que o gestor possua habilidades como flexibilidade, adaptabilidade e principalmente, se comporte como empreendedor enxergando oportunidades de crescimento a cada novo acontecimento.

Estruturação para Melhor Gestão

Em fase inicial as novas empresas são carentes de estruturação clara dos processos, pois pode não ter ainda a descrição de cargos, funções e fluxo de demandas de maneira clara, o que afeta diretamente o nível de desempenho organizacional.

Disciplina, objetividade, planejamento, orientação das demandas e monitoramento dos resultados são elementos primordiais que apoiam positivamente na qualidade e eficiência de todas as atividades desenvolvidas na organização, e que, estimulará a produtividade e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para o alcance das metas e objetivos desejados.

Cultura Organizacional

Por força do hábito quando este termo é citado, logo associamos à imagem de uma grande corporação. Mas a cultura organizacional deve ser implantada indispensavelmente em empreendimentos de todos os tamanhos, mesmo que sejam apenas dois integrantes.

Trata-se da filosofia compartilhada da empresa, é a disseminação dos valores, princípios e prioridades que sustentarão a conduta ética e comportamental dos integrantes da mesma. Desta forma, se promove a sinergia, integralização, sincronia e soma dos esforços na mesma direção.

Coaching

As novas empresas lutam diariamente para aumentar sua fatia de participação no mercado, e um dos principais fatores que determina o seu crescimento contínuo é o alcance de grandes resultados em curto espaço tempo,

Nesse sentido o Coaching é o método mais eficaz e a ferramenta para alavancar o potencial das organizações, pois suas soluções são direcionadas para atender às particularidades e necessidades específicas da empresa em questão.

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