O título deste artigo pode ter soado chocante e até determinista, mas a verdade é que a falta de comprometimento e de profissionalismo são as maiores causas de carreiras arruinadas. Se esse título causou incômodo para você, responda: que tipo de profissional você é? Você respeita os horários, os prazos, os colegas e as lideranças? Compartilha as suas ideias: É inovador e produtivo? Sabe trabalhar em equipe e lidar com momentos de crise?

Reflita e responda sinceramente a essas perguntas, pois as suas respostas dirão, e muito, sobre os seus resultados atuais. Vamos conversar mais sobre isso?

Como a falta de profissionalismo afeta a carreira?

Esses questionamentos são importantes porque a falta de ética e profissionalismo é um dos grandes problemas que têm afetado e prejudicado tanto as empresas quanto as carreira dos colaboradores. A falta de profissionalismo também é um dos principais responsáveis pelas demissões e pela dificuldade em formar boas equipes.

Por isso, ter profissionalismo não deve ser visto como um diferencial do colaborador. Em primeiro plano, esse fator deve ser encarado como uma competência obrigatória para que o próprio profissional consiga conquistar o sucesso que almeja e demonstrar a que veio.

Em uma empresa, não só o nosso trabalho é importante para a nossa carreira profissional. Os nossos comportamentos, ideias e resultados também são os nossos reais cartões de visitas. Assim, quanto melhor é o nosso desempenho, maiores também serão as nossas oportunidades de crescer, de mostrar o nosso potencial e de alcançar novos patamares.

Quais são os comportamentos que indicam falta de profissionalismo?

Existem alguns comportamentos que podem parecer inofensivos, mas que já denotam a falta de profissionalismo de quem os pratica. Entre os comportamentos nada profissionais, destacamos:

  • O colaborador que sempre chega atrasado;
  • O colaborador que falta com frequência;
  • O colaborador que não cumpre os prazos das suas tarefas;
  • O colaborador que executa as suas demandas sem preocupar-se com a qualidade delas
  • O colaborador que espalha boatos e fofocas dos seus colegas;
  • O colaborador que faz estritamente o que lhe é pedido, sem participar ativamente das reuniões e colaborar de forma proativa;
  • O colaborador que procrastina;
  • Ignorar as regras internas e o código de conduta da profissão;
  • Deixar de desenvolver e lapidar os seus conhecimentos e habilidades;
  • O colaborador que utiliza o tempo e o espaço profissional para tratar de assuntos pessoais.
PSC

Ressaltamos, ainda, o perfil daquele que não consegue trabalhar em equipe, que causa transtornos constantes entre as pessoas, que sempre rejeita os feedbacks recebidos, que é desatento e pessimista, que é improdutivo e que ainda fala mal da empresa e dos colegas/superiores o tempo todo.

Com certeza, com essas atitudes, o profissional está indo na contramão do profissionalismo e destruindo a sua carreira. Por isso, se você se reconhece em alguns dos exemplos acima, é hora de rever as suas crenças e o seu modo de agir e refletir sobre como tudo isso está prejudicando os seus resultados.

É importante estar atento a isso, pois nem as empresas e nem os seus colaboradores querem ter colegas que agem de forma tão negativa e que só trazem prejuízos ao ambiente organizacional. Assim, a primeira medida a ser tomada nesse processo de autodesenvolvimento é mudar os seus comportamentos.

Como desenvolver melhor o profissionalismo?

Para que essa mudança seja possível, comece agora mesmo a respeitar os horários e prazos de entrega das tarefas. Além disso, colabore com o trabalho em equipe e com o bem-estar coletivo. Evite fazer fofocas, intrigas e atritos com os seus pares e superiores.

Também esteja aberto a receber e dar feedbacks. É importante dizer que dar feedbacks não significa fazer apenas críticas negativas. Feedbacks não são momentos para broncas ou para discussões, e sim para pontuar as coisas que precisam ser melhoradas e reconhecer as coisas que são positivas.

Outro comportamento bastante nocivo para as carreiras é o desrespeito. Em todos os lugares, o respeito é importante, e, no trabalho, não é diferente. Portanto, respeite os seus colegas e gestores e as normas da empresa. Além do mais, invista na sua carreira continuamente e procure ser mais participativo e produtivo no seu trabalho. Sempre é tempo de fazer cursos e treinamentos e participar de eventos que podem ampliar o seu horizonte de saberes profissionais.

Essas medidas trarão mudanças positivas e duradouras na sua vida profissional e levarão você a conquistar resultados extraordinários na sua carreira. Ouse mudar, ouse fazer diferente, e o poder lhe será dado. Permita-se!

Como o coaching pode contribuir com a sua carreira?

Se você identificou algum desses comportamentos nada profissionais na sua conduta, queremos dizer que é possível mudar. Uma das formas de garantir essa mudança na sua carreira é investir em coaching. Com ferramentas e técnicas verdadeiramente poderosas, o coaching pode ajudá-lo a desenvolver habilidades que serão verdadeiros diferenciais na sua carreira, como:

  • Inteligência emocional;
  • Escuta na essência;
  • Empatia;
  • Comunicação eficaz;
  • Gestão do tempo;
  • Autoconhecimento;
  • Planejamento estratégico;
  • Disciplina;
  • Foco;
  • Liderança.

Se você deseja saber como o coaching pode ajudá-lo nessa mudança de comportamento, saiba que o IBC é a única escola brasileira de coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das formações oferecidas e comprova que é uma das maiores instituições do ramo no Brasil. Conheça as formações oferecidas e comece agora mesmo a ser mais profissional!

Esperamos que este artigo faça a diferença na sua carreira, querida pessoa! Que você mude o seu mindset e seja cada vez mais comprometido com a sua profissão e com o seu trabalho!

Agora, conte-nos: existe algum comportamento que você identificou em si mesmo como algo nocivo para a sua carreira? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e deixar a sua opinião sobre o assunto. Por fim, se este conteúdo o ajudou de alguma forma e se você acredita que poderá ajudar outras pessoas nas suas carreiras, curta-o e compartilhe-o nas suas redes sociais!