A motivação no trabalho é o passo principal para as empresas alcançarem sucesso. Quando os funcionários se sentem reconhecidos pelas atividades que desempenham e ficam satisfeitos com seu trabalho, tornam-se verdadeiros parceiros no negócio. Eles ficam mais engajados em suas funções e não as desempenham apenas por obrigação. A organização, por sua vez, verifica aumento da produtividade e alcança resultados extraordinários.

Motivação no Trabalho: A Estratégia da Palestra

Palestras são métodos eficientes para motivar colaboradores em uma empresa! | monkeybusiness

Há alguns anos, imperava o consenso de que os colaboradores somente precisavam de retorno financeiro para se sentir satisfeitos com seu trabalho e potencializar a execução de suas atividades. Apesar desse fator ser indispensável, hoje, já se sabe que as empresas também devem oferecer condições favoráveis de trabalho, qualidade de vida e desenvolvimento profissional constante aos seus funcionários.

Promover palestra de motivação no trabalho é uma forma de obter esse resultado. Esses eventos podem ser elaborados de acordo com os objetivos da organização para transmitir mensagens adequadas ao momento que estejam os colaboradores de diversos níveis hierárquicos. Dessa forma, podem conscientizá-los sobre a sua importância dentro da empresa e ainda a contribuir para a construção de um bom clima organizacional.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Efeitos da palestra de motivação no trabalho

Motivação é aquilo que move as pessoas para a ação. No primeiro momento, são as necessidades básicas que estimulam os colaboradores a desempenhar bem suas atividades. Assim que eles conseguem uma certa estabilidade financeira, começam a dar mais importância a outros fatores, como bem-estar no ambiente de trabalho, benefícios, desafios profissionais, entre outros.

Oferecer um salário justo deixou de ser um diferencial para ser uma obrigação da empresa. Nesse cenário, ela precisa identificar aquilo que motiva os seus colaboradores para investir em ações que promovam o bem-estar geral. A palestra de motivação no trabalho pode ser realizada tendo como base informações que incentivem as pessoas a refletirem sobre a sua participação dentro da organização. Essas apresentações podem expor resultados conquistados e os objetivos futuros, de modo que os funcionários se sintam integrados e reconhecidos por terem participado dessas conquistas e demonstrem interesse no alcance das novas metas estipuladas.

PSC

É importante considerar que cada colaborador tem suas próprias expectativas. Nesse sentido, a empresa tem que investir em outros tipos de ações motivacionais com alcance individual. As palestras são mais indicadas para transmitir mensagens que ajudem a conscientizar os trabalhadores em geral e conduzam o seu comportamento rumo aos objetivos da companhia.

Ao realizar palestras motivacionais frequentemente, as empresas criam um vínculo com seus profissionais. Eles ampliam a sua visão com relação à organização e passam a se preocupar com o desenvolvimento do negócio. Para conseguir esse resultado, a apresentação deve ser baseada em mensagens que estimulem a reflexão dos colaboradores, de modo que eles possam fixar as informações e mudar o seu comportamento.

A palestra motivacional tem por objetivo criar coesão e sentimento de pertencimento dentro da filosofia de uma empresa. Ela transmite os conceitos, metas e objetivos que determinada corporação possui. Visa também mostrar ao funcionário sua importância, potencialidade e o quanto é possível ele crescer na carreira. Dessa forma, o evento consegue inspirar comportamentos de liderança, identificar talentos, negociar conflitos e estimular a criatividade dos funcionários.

Todo bom líder deve estar em equilíbrio consigo mesmo para motivar a sua equipe.Faça o nosso teste para descobrir
se você é feliz!

Capacitação para motivar

Para que todos esses objetivos sejam alcançados, o profissional escolhido para organizar e apresentar a palestra deve ser muito bem capacitado, afinal, ele será responsável por carregar a imagem da empresa e levar seus funcionários a realmente se sentirem bem e transformados após a experiência. É interessante que essa pessoa seja contratada de forma terceirizada, pois diretores e executivos que vivem o dia a dia organizacional, muitas vezes não conseguem enxergar os problemas e as potencialidades do ambiente de maneira objetiva e global. Com isso, é papel do contratante passar um bom briefing ao palestrante, para que ele tenha condições de desenvolver a melhor técnica a ser abordada e, assim, obter os melhores resultados.

A dica é investir em personal coach para elaborar e ministrar essas apresentações e conseguir ótimos resultados. Esses especialistas estão mais capacitados para analisar o ambiente de trabalho e os colaboradores, identificando os fatores desmotivadores.

O Curso de Psicologia Positiva do IBC Coaching oferece formação a profissionais que se interessam em atuar como palestrantes em suas carreiras. Por ser um treinamento completo que passa por análises de potencialidades de cada indivíduo ou empresa e promoção de seus desenvolvimentos positivos, a especialização se destaca entre aqueles que buscam segurança e conhecimento na hora de palestrar.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como a Psicologia Positiva pode apoiar aqueles que desejam construir uma carreira de sucesso realizando palestras:

Você já participou de alguma palestra de motivação no trabalho? Conte mais sobre a sua experiência nos comentários!