Nos últimos dias não se fala em outra coisa, a não ser sobre a venda do atacante Neymar, do Barcelona, para o Paris Saint-Germain (PSG), por nada menos do que 820 milhões de reais. Os valores são realmente tão surreais e astronômicos, que todo mundo da bola e, fora dela, comentou a transação. Claro, muita gente também questionou se o passe de um jogador de futebol realmente valeria tudo isso e, se pagar quase um bilhão de reais para ter o atacante, não seria um pouco demais.

Minha maior curiosidade, entretanto, não tem nada a ver com os 30 milhões de euros que o jogador vai levar por temporada, mas sim com o que leva um profissional de sucesso a sair do emprego dos seus sonhos? Bem, Neymar sonhava desde pequeno em jogar no Barcelona. Realizou seu grande sonho, em 2013, quando foi comprado do Santos, por 28 milhões de euros. Com a camisa do Barça ganhou títulos importantes (2 Ligas Espanhola, 3 Copas do Rei e 1 Liga dos Campeões), fez 105 gols, em 185 jogos pelo time, pode jogar ao lado de ídolos como Lionel Messi e Suárez e fazer bonito ao lado deles.

O jogador ambientou-se perfeitamente em Barcelona, cidade espanhola para onde se mudou com toda a sua família, levando uma superestrutura. Estima-se que em 2016, ainda pelo agora seu ex-time, seu salário tenha chegado aos 90 milhões de reais. Todo este cenário parece muito bom, entretanto, o jovem de 25 anos, nascido em Mogi das Cruzes, quer muito mais!

Neymar e a Decisão de Deixar o Emprego dos Sonhos!

Olhando para tudo isso, nem de longe parece que Neymar pudesse estar descontente com algo no Barcelona, não é mesmo? Conquistou seu espaço no time dos seus sonhos, jogava na Europa, num dos maiores e mais importantes clubes do mundo, ganhava muito bem e era reconhecido tanto pelo Barça quanto pela torcida e pela imprensa internacional.

O que, então, o fez querer mudar? O que faz um profissional, como Neymar, trocar o time dos seus sonhos por outro, importante, mas de menos expressão? Pelo valor da transação, muitos concluíram que a decisão do goleador, de trocar de clube, foi apenas financeira. Entretanto, a primeira coisa que o atacante fez questão de deixar claro ao ser questionado é que – “Não foi por dinheiro!”.

Segundo o novo jogador do Paris Saint Germain, ele resolveu sair do Barcelona para buscar novos desafios e por entender que o PSG oferecia exatamente o que ele buscava neste momento de sua carreira. É ai que entra a grande questão. Para muitas pessoas, sair do trabalho dos seus sonhos e onde sempre desejaram estar, parece uma decisão maluca e completamente equivocada. Isso ocorre especialmente quando a meta profissional principal era apenas conquistar aquele cargo e pertencer ao quadro de funcionários de uma determinada empresa.

Quando Chega a Hora de Encarar Novos Desafios!

Com certeza, esta é uma conquista sensacional, mas e se você pudesse mudar para melhor, você não mudaria? Se tivesse a chance de ir para um lugar onde pudesse desafiar-se a ir além e se reinventar profissionalmente, você ficaria onde está? E mais, se você fosse receber um salário muito melhor do que o atual e convidado a mudar de cidade, agarraria esta oportunidade ou deixaria passar?

PSC

Estas são reflexões que eu trago para que possamos entender que as mudanças também são necessárias em nossa carreira, especialmente quando sentimos que podemos mais e queremos ver o nosso potencial infinito sendo mais bem explorado. Neymar é jovem e, aos jovens, eu sei que a busca por desafios pode parecer natural. Contudo, isso não quer dizer que você, mesmo tendo anos de profissão ou de empresa, não possa buscar novos horizontes e tentar novos caminhos também. É sempre possível mudar para melhor!

Boa Sorte!

Conheço muitos profissionais bem-sucedidos, que trabalharam em grandes empresas nacionais e multinacionais, que tiveram a mesma coragem do jogador e que resolveram, no auge de sua carreira, se dedicar a novos projetos e fazer grandes mudanças. Foram sim considerados por muitos como loucos, mas por terem plena convicção de que estavam fazendo o que era certo para eles, não titubearam e resolveram seguir também a sua intuição, assim como Neymar está fazendo agora.

Desejo de minha parte que o atacante encontre em seu novo clube realmente os desafios que foi buscar ao decidir sair do Barcelona, que é o sonho de milhões de garotos ao redor do planeta. Desejo que ele possa estar mais perto dos seus objetivos, como o de ser o melhor jogador do mundo, mas que, especialmente, mantenha sempre viva sua motivação interior de se reinventar fazendo aquilo que ama, pois isso é realmente muito inspirador!