Voltar

A arte de resolver problemas

Publicado em | 0 comentários

gualtiero boffi/Shutterstock Desenvolver sua inteligência emocional ajuda a enfrentar os problemas seja qual for a situação

Se alguns indivíduos são especialistas em criar problemas, podemos dizer que outros são hábeis em resolvê-los. Estas pessoas costumam enfrentar suas adversidades de frente e, encarar as dificuldades, ao invés de deixá-las se transformarem numa verdadeira bola de neve.

Ter a capacidade de resolver problemas, de forma assertiva, está diretamente ligado ao desenvolvimento da nossa inteligência emocional. Este componente é essencial para fazer uma análise correta da situação e escolher as melhores maneiras de conduzir seu desfecho.

Pessoas reativas, que agem de maneira impulsiva, são aquelas que também têm mais dificuldades quando o assunto é resolver seus dilemas. Nestes casos, na maioria das vezes, preferem terceirizar as responsabilidades ou deixar que os problemas “se resolvam sozinhos”. Isso é um grande erro!

A Importância de Saber Resolver os Problemas

Seja no trabalho, em nossa vida pessoal ou em sociedade quando um problema surge, não dá para simplesmente fingir que não é com a gente. Quanto mais cedo encaramos a situação, menores serão suas consequências negativas.

Por isso mesmo, desenvolver a capacidade de resolver questões pendentes é fundamental. Neste sentido se faz necessário desenvolver, amplamente, a sua inteligência emocional e conhecer as melhores formas de aplicá-la no dia a dia.

Esta IE, por sua vez, representa conhecer a si mesmo, controlar suas emoções e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos, para, deste modo, poder sempre escolher a melhor maneira de reagir a cada situação.

Se, por exemplo, você comete um erro no trabalho e seu chefe lhe repreende e chama sua atenção. O que é melhor: ficar na defensiva, negando o problema ou assumir a responsabilidade e buscar corrigir sua falha? Com certeza, é melhor aprender com seu erro, corrigi-lo e seguir em frente, não é mesmo?

Esta postura demonstra maturidade e capacidade de enfrentar os problemas de frente. Este exemplo se aplica em todos os setores de nossa vida, pois quanto mais exercitamos nossa capacidade de reagir aos acontecimentos, mais nos preparamos para lidar com novas dificuldades e nos sairmos bem.

Mantenha o Foco no Positivo

Uma poderosa dica para resolver problemas é sempre focar no positivo, ou seja, buscar visualizar os aprendizados e oportunidades que eles podem lhe trazer. Agir deste modo também diminui a carga negativa imposta por situações e pessoas que nos causam prejuízo e mal-estar.

Por isso, seja qual for o problema, foque em encontrar boas soluções, fortaleça sua autoconfiança, sua autoestima e, se preciso, peça ajuda para tentar contorná-los. Pense positivo, aja de modo correto e lembre-se que, com paciência, calma, criatividade e estratégia, tudo pode ser resolvido. Boa sorte!

E você, como costuma enfrentar seus problemas no dia a dia? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!