9 Histórias de Liderança Inspiradora para o seu Negócio

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de undefined de 2016

Racorn/Shutterstock Profissionais que possuem líderes inspiradores são mais produtivos e felizes no trabalho

A liderança inspiradora é aquela que nos motiva, por meio de seus feitos, e que nos encoraja ousa e fazer diferente no que tange a gestão de pessoas, processos e negócios. Dentro e fora das empresas, líderes de todo mundo fazem este tipo de gerenciamento, e com seus resultados acima da média e para lá de extraordinários, marcam a história e além do tempo nos inspiram a construir nossa própria liderança.

Então, neste artigo vamos conhecer as histórias inspiradoras de diversos tipos de líderes, homens e mulheres, que ao seu jeito criaram formas de liderar diferenciadas. Nem todos são do universo dos negócios, porem seus exemplos de foco, determinação, estratégia e inteligência, com certeza nos inspiram a construir empresas e sociedades melhores. Continue lendo e confira!

9 Histórias de Liderança Inspiradora

Nelson Mandela – Nelson Mandela foi o presidente da África do Sul, mas antes ficou preso por mais de 30 anos por lutar pelo fim da segregação racional em seu país e para que seu povo tivesse direitos iguais independente da cor. Como presidente e com um jeito humilde, inteligente e justo, conseguiu inspirar a união da população, diminuir as desigualdades na sua África e inspirar as pessoas a fazerem o mesmo.

Madre Tereza de Calcutá – Uma mulher franzina, que à primeira vista parecia muito frágil e de pouca ação. Ledo engano. A Madre criou um movimento humanitário na Índia que ajudou milhões de pessoas, muito pobres, a tratar de suas doenças graves, como lepra e também a alimentar a população sem nenhuma assistência. Até então estas pessoas não tinham vez ou voz, e com o seu trabalho inspirador, Tereza conseguiu chamar a atenção do mundo e colher doações que até hoje, mesmo depois de sua morte, ajudam quem mais precisa.

Martim Luther King – O pastor americano é um o principal representante da luta pelo fim da segregação racial, nos Estados Unidos.  King liderou e inspirou; milhões de pessoas; comandou manifestações e grandes marchas e motivou os negros americanos a lutar pelos seus direitos e conquistar seu espaço. Sua luta levou a melhorias importantes para todos que lutaram e apoiavam esta causa.

Mahatma Gandhi – O líder indiano fez e ainda faz história ao inspirar milhões de pessoas em todo mundo ao pregar a não violência. Assim, guiou uma grande luta pela libertação da opressão da Inglaterra; que fazia da Índia mais um de seus países – colônia. O seu diferencial e foi pregar a luta sem armas, pacífica e de mãos limpas, o que inspira até hoje manifestações sem violência.

Franklin Delano Roosevelt – O presidente americano assumiu seu país em sua pior fase, logo depois da crise de 1929, que quebrou os Estados Unidos. Com medidas ousadas e criativas, conseguiu reerguer a economia de sua nação, promover empregos, gerar renda e renovar a esperanças do povo.

Malala Yousafzai – Embora seja muito jovem, Malala, de 18 anos, já tem muita história para contar. Por lutar pelo direito das meninas paquistanesas irem à escola foi brutalmente atacada, sofreu tentativa de assassinato e teve que se tratar e refugiar, na Inglaterra. Nem os tiros a fizeram desistir de sua causa, com o destaque que ganhou, criou uma instituição que acolhe doações para a construção de mais escolas em seu país, e sua luta fez com que a legislação do Paquistão mudasse. Seu exemplo é mais que inspirador!

Walt Disney – Desde pequeno Walt era um grande sonhador e de olhos acordados batalhou muito para realizar seus sonhos de construir uma empresa própria de filmes de animação. Teve muitas dificuldades, sofreu com a desonestidade de seus contratantes, mas não ficou rancoroso ou desistiu. Quando finalmente criou um ratinho chamado Mickey Mouse, sua história mudou de vez. Estava ali realizando seu sonho, o que depois deu origem a uma das empresas mais amadas do mundo, a Disneylândia, que possui um modelo de negócio verdadeiramente diferenciado onde o cliente é sempre o personagem principal.

Steve Jobs – Com ambição e ousadia, Steve Jobs é um líder inspirador, pois criou um modelo de negócios onde sua empresa e, não seus clientes, ditavam as regras e criavam as necessidades. Com seu jeito inovador, criou produtos desejados por pessoas de todo o mundo e que tornam a Apple, a principal referência em seu mercado. A inspiração de Steve se chama ousadia, aliada à sua determinação e foco, o que lhe fez acreditar piamente em suas ideias, colocá-las em prática e fazer diferente.

Flávio Augusto – Líderes se fazem na prática. Este jovem empreendedor brasileiro já é um dos homens mais ricos do Brasil. Criou negócios inovadores, abriu uma escola de Inglês, sem saber o idioma e, com muita inteligência, feeling e perspicácia, ele tem atingido grandes feitos e inspirado milhares de jovens brasileiros a acreditar em seus sonhos e realizá-los.

Em se tratando de liderança pelo exemplo, a inspiração não precisa ser de um alto executivo. Inspiração vem do que fazemos; dos exemplos que damos aos nossos seguidores e dá forma como fazemos. Convido você a ter uma liderança inspiradora e, assim como estes líderes, a dar o seu melhor para obter resultados extraordinários para você e os seus liderados. Inspire-se!