Voltar

8 passos para o planejamento de investimento pessoal

Publicado em | 0 comentários
mãos segurando cofre em forme de porco

© Depositphotos.com / Haywiremedia Poupar dinheiro é uma tarefa difícil, mas um bom planejamento financeiro pode tirar seu sonho do papel.

Qual é o seu maior sonho de vida? Ter uma casa própria, trocar de carro, viajar para o exterior, montar seu próprio negócio, quitar dívidas, fazer uma nova formação, se casar? E o que você tem feito para realizar este sonho?

Como está sua situação financeira? Você tem conseguido manter a poupança em dia? Você tem economizado ou gastado mais do que deveria? Quanto você tem investido na concretização de seus objetivos?

Poupar dinheiro é uma das tarefas mais difíceis que existem. Isso porque o custo de vida está cada vez mais caro e, muitas vezes, a quantidade de despesas não permite que guardemos dinheiro para realizar sonhos, o que os coloca em uma realidade cada vez mais distante de nossos objetivos.

Mas saiba que um bom planejamento financeiro pode auxiliar a tirar seu sonho do papel e colocá-lo cada vez mais perto de você. Não é necessário economizar rios de dinheiro por mês: administrando corretamente tudo o que você tem, fica fácil conquistar tudo o que deseja.

Invista em um bom planejamento financeiro

Confira 8 passos para fazer um planejamento de investimento pessoal eficaz:

1-     Acompanhe suas receitas e despesas

O primeiro passo para fazer um planejamento de investimento pessoal é analisar sua atual vida financeira. Verifique suas despesas e débitos vencidos, e pense em como poderá quitá-los antes de fazer novas dívidas.

2-     Compare preços antes de comprar

Antes de ficar comprando tudo o que você quer ou necessita, analise e compare os preços, que podem apresentar grande diferença de um lugar para o outro. Você pode fazer uma boa economia optando por lugares com maiores descontos, por exemplo.

3-     Compre apenas o que é realmente necessário

Faça o possível para adquirir apenas os itens que realmente necessita. Ao ir ao supermercado, por exemplo, leve uma lista com os produtos que precisa comprar. Quando for ao shopping, evite passar em frente de lojas que despertam seu desejo de compra.

Lembre-se do seu objetivo maior e evite fazer mais gastos. Utilize esse dinheiro para investir em algo maior que queira realizar.

4-     Evite pagamentos parcelados

Os pagamentos parcelados esticam as dívidas por vários meses, o que pode ser uma cilada. Isso porque, quando você tem muitas compras parceladas e precisa adquirir alguma coisa, a tendência é parcelar novamente e fazer ainda mais despesas. Por isso, o ideal é evitar o parcelamento e, caso seja necessário, tente dividir em poucas parcelas, que levarão menos tempo para serem sanadas.

5-     Tenha metas

Não adianta ter sonhos, sem definir metas e prazos para que eles sejam concretizados. Por isso, tenha em mente o que deseja realizar e coloque no papel as metas que deverão ser cumpridas para ficar mais próximo do seu objetivo. Defina o que você deve fazer e, principalmente, quanto tempo isso vai levar.

6-     Seja realista

Seja realista: planeje seus orçamentos e despesas de acordo com a sua realidade, e não faça débitos absurdos para concretizar seus objetivos de uma forma mais rápida. Tenha paciência e calcule tudo antes de fazer qualquer coisa, planeje seus investimentos e evite ficar no vermelho no futuro.

7-     Analise sua evolução financeira mensalmente

Se você conseguiu administrar seus débitos e sobrou uma graninha para poupar todo mês, não se esqueça de acompanhar sua evolução até alcançar a meta estabelecida. Para isso, utilize uma planilha com todas os seus gastos e lançamentos.

8-     Viva de acordo com a sua realidade

Não queira ter mais do que pode. Viva de acordo com o seu próprio padrão de vida, e se informe sobre investimentos e como realizá-los de acordo com a sua atual condição financeira.

Convido você a conhecer o Professional & Self Coaching – PSC, a melhor formação em Coaching da atualidade. Trata-se de um extraordinário treinamento que fornece importantes conhecimentos, técnicas e ferramentas poderosas para auxiliar você em seu planejamento financeiro.

E você, quais outras dicas considera importantes para fazer um planejamento pessoal financeiro? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!