Voltar

8 Características de um Chefe Exemplar

Publicado em | 0 comentários

Wakebreakmedia/Shutterstock Conheças 8 características de um chefe exemplar e inspire-se nelas para fazer sua liderança

Segundo o consultor – Mark Brouwer – “Um homem é só um líder quando tem um seguidor atrás de si.” Concordo plenamente e mais ainda que para ter seguidores, é preciso dar bons exemplos, ou seja, ser um chefe exemplar dentro e fora da empresa. Por isso, as características de um chefe devem ser positivas e um norte.

Parece muito exigir que o líder seja sempre uma pessoa reta e congruente, mas não. Uma liderança de verdade só se faz, de fato, se as características do gestor forem universais e aplicáveis a todos os contextos da sua vida. Digo isso, porque você e nem ninguém gostaria de ver o seu chefe numa situação que indicasse um comportamento duvidoso, não é mesmo?

Por isso, é muito importante que as características de um chefe sejam compatíveis com suas falas, orientações, conhecimentos, exemplos e as experiências que compartilha com sua equipe. Do contrário, esta incongruência entre discurso e atitudes será negativa, levará o gestor ao descrédito e a não ser respeitado por seus liderados; o que é muito ruim em se tratando de liderança.

 8 Características de um Chefe Exemplar

1. Caráter – Um bom chefe é aquele que é honesto, segue o caminho certo e não obriga seus colaboradores a fazerem coisas erradas, contrariando suas crenças e valores. Também é aquele que assume seus erros e não os aponta para a equipe, fala a verdade, é congruente e não tem a famosa “duas caras”.

2. Comunicação Assertiva – A comunicação é o meio de criar bons relacionamentos, delegar assertivamente as demandas, orientar, corrigir e ensinar a equipe e também o meio de motivar os colaboradores. Por saber disso, o chefe exemplar tem uma comunicação efetiva, certeira, se comunicando de forma clara, objetiva e sempre com respeito.

3. Respeito as Regras – Cumprir com os horários e respeitar os superiores e as normas e regras da empresa é uma forma do líder mostrar seu respeito pela organização e inspirar sua equipe a fazer o mesmo em seu dia a dia de trabalho. Com base neste alinhamento, todos podem caminhar na mesma direção.

4. Princípios e Valores – Ter princípios e valores claros é mais uma forma do chefe dar bons exemplos aos seus profissionais e inspirá-los a seguir crenças positivas e ter comportamentos idem, dentro e fora da empresa. Líderes com princípios claros são os mais respeitados, admirados e seguidos por todos.

5. Comprometimento com a Equipe – Sabe aquele gestor que faz tudo para o crescimento de sua equipe, para o desenvolvimento de seus liderados e para que o grupo tenha oportunidades de crescimento? Este é um líder exemplar, pois não busca sucesso apenas para si, mas sim, que todos tenham oportunidades de mostrar seu trabalho, habilidades, competências e talentos.

6. Corrigi as Falhas Prontamente – O chefe exemplar não deixa que o incêndio se alastre para só então começar a apagar o fogo. Muito pelo contrário, sempre que identifica alguma ação ou comportamento errado, chama seus colaboradores para corrigir e orientar sobre a forma certa de proceder. Isso evita problemas de relacionamento e na execução das tarefas.

7. Humanidade e Flexibilidade – Ser humano e flexível não quer dizer ser fraco e bonzinho, mas sim entender que todos nós podemos viver situações inesperadas que podem afetar diretamente a produtividade em nosso trabalho (acidentes, doenças, problemas pessoais e com filhos). O chefe exemplar cobra, mas também busca ser mais compreensível com as situações difíceis, ao invés de pressionar o colaborador por resultados num momento onde está fragilizado ou precisando de apoio.

8. Experiência e Grandes Resultados – Todos querem chegar aonde o chefe exemplar chegou; trilhar seu caminho e conquistar grandes resultados na carreira. Por tudo isso, sempre há uma leva de profissionais querendo trabalhar com e para ele e aprender, por meio de sua expertise, experiências e conhecimentos, como aumentar as próprias chances de ter sucesso na carreira e na vida.

Além disso, o chefe exemplar também é uma pessoa acessível, que dá sempre um “bom dia”, que se importa com as pessoas e, por isso, constrói relacionamentos interpessoais com seus colegas, subordinados e líderes muito positivos e duradouros.

Isso, além de ajudar a aumentar a qualidade do ambiente de trabalho, confere à equipe maior liberdade para se relacionar com o seu líder, compartilhar suas ideias, mostrar seu potencial e evoluir juntos; o que é mais uma característica extraordinária que faz o chefe exemplar ser seguido, admirado e respeitado.

E você é ou tem um chefe exemplar? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!