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8 Atitudes Vencedoras em Vendas

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Vector-stock/Shutterstock Ter atitudes vencedoras é criar uma programação mental para vencer

Vender não se trata apenas de cumprir roteiros, vender é criar e transferir emoções. Por isso, é fundamental a todo vendedor que deseje alcançar o sucesso, nesta carreira, desenvolver e incorporar 8 atitudes vencedoras, em seu dia a dia profissional. Conheça quais são elas e potencialize agora os seus resultados. Confira!

8 Atitudes Vencedoras em Vendas

1 – Levante cedo para vencer!

A sua meta é alcançar a vitória. Então, se determine mentalmente e na prática a acreditar na sua vitória e comece o dia com uma firme crença e mente positiva de que merece e vai vencer. Acredite em seu potencial, nas suas virtudes, conhecimentos, habilidades, experiências e em sua garra.

Procure transformar a sua rotina, fazer com que coisas boas aconteçam para você, sonhe alto, trabalhe duro e veja o lado bom de tudo o que acontece em sua vida. Procure cultivar pensamentos vencedores, a sua mente é uma terra fértil que tudo produz.

O que for semeado nela brotará fecundo e viçoso. Afaste-se do pessimismo, procure observar o lado bom das coisas, valorize os bons acontecimentos, seja um divulgador de boas notícias. Seja determinado, arrojado, moderno, entusiasmado e absolutamente convicto que somente você e sua empresa possuem as melhores soluções para o que seu cliente busca.

Seja movido por metas e objetivos!

Tenha metas e objetivos pessoais e profissionais altos e ambiciosos, se não forem registrados, então eles não passam de meras intenções. Por isso, coloque suas metas no papel, pois quando você escreve faz deles compromissos que assume consigo mesmo.

Essa é uma maneira prática de dar mais vida aos seus sonhos. Quando se escreve, você está realmente se comprometendo. Procure ser específico e evite metas vagas como “sucesso” ou “felicidade”.

Assegure-se de que os objetivos são mensuráveis. O que realmente conta em suas vendas, está relacionado com a quantidade que pode ser vendida: então venda em reais, número de novos clientes abertos, percentuais de aumento em relação ao período anterior.

Tenha sempre um prazo, uma data em que você atingirá sua meta. Quando se tem um prazo bem definido você aumenta o seu comprometimento para com sua meta. Desafie-se, mas seja realista. Tenha metas que te farão crescer, fazer mais do que você já fez no passado. O crescimento é um ótimo fator automotivacional, mas não crie expectativas inatingíveis.

Acompanhe e avalie sistematicamente, invista tempo periodicamente para mensurar seus progressos. Reveja até onde você chegou; o que conquistou até hoje, conheça suas prioridades e faça os ajustes necessários para se manter no trilho certo para chegar aos resultados almejados.

3 – Não desperdice seu tempo!

Você sabe quanto vale o seu tempo? Valorize o seu tempo nas vendas, aprenda a responder essa pergunta conscientizando-se da importância do recurso “tempo” na vida de um profissional de vendas. Utilize todo o tempo disponível para pensar e agir, visando melhorar seus resultados em vendas.

Elimine o que te faz perder tempo, identifique as pequenas coisas que representa perda de tempo, como:

  • Você se deixa dominar pelas ações burocráticas da função?
  • Você deixa de focar nas suas ações de campo com os clientes?
  • Você fica horas na sede da empresa com bate-papo?

Entre outras, procurem encontrá-las e eliminá-las do seu dia a dia.

4 – Pense; logo venda!

Vendas é um processo mental e físico. Então use a cabeça em todos os momentos. Não deixe que a venda se torne uma atividade mecânica e automática. Principalmente quando se refere ao papel e a missão profissional de vendas.

A passividade é uma característica negativa do comportamento de alguns profissionais, ela está fisicamente na pessoa, que se torna sem energia, sem entusiasmo, sem convicção no que diz ou propõe.

É praticamente como se ele não estivesse ali para vender, mas somente para atender. É preciso que os profissionais de vendas entendam e percebam que sua profissão exige um alto grau de conhecimento técnico, às vezes, muito mais complexo e difícil do que em outras profissões, onde computadores e programas, em sua maioria, fornecem a resposta exata.

5 – Não deixe o medo te dominar!

Para qualquer profissional o medo é um grande destruidor. Então, não permita que o medo domine você, caso contrário você não conseguirá alcançar o sucesso no final. Boa parte do insucesso de muitos profissionais é devido a eles temerem enfrentar os desafios da profissão de vendas.

Procure conhecer as causas do seu medo. O que te deixa inseguro? Por que você tem medo? Habilidades e técnicas de vendas faltam a você? Você realmente conhece os produtos/serviços que vende? Seus conhecimentos sobre os clientes são adequados?

Encontre meios de enfrentar seus medos, pois esta é a única maneira de superá-los. Enfrente os clientes mais difíceis e encare aquilo que você tem medo. Reforce o sentimento de autoestima para que não seja rejeitado e, jamais leve a rejeição para o lado pessoal. Quando receber uma negativa do cliente não encare isso como uma discriminação, aproveite para tirar lições disto e fazer uma abordagem melhor.

6 – Nunca desista!

Se não deu certo na primeira, tente mais uma vez. Para todo e qualquer problema sempre há uma solução, uma saída. Não deixe que o não de hoje dure para sempre. Há várias maneiras de superar obstáculos de vendas, procure enxergar as oportunidades em meio às dificuldades.

Saiba ser persistente, mas de forma inteligente, não deixe que os eventuais fracassos o intimidem, continue tentando. Nunca desista por causa da objeção de um cliente, na maioria das vezes ele quer mais informações, ou pode estar testando você.

Lembre-se que persistir depende muito mais de criatividade e de soluções inovadoras do que de boa vontade e garra, que também são muito importantes, mas que sozinhas nada resolvem. Para resolver certos problemas não basta apenas tentar sempre da mesma maneira, às vezes, é preciso mudar e usar a criatividade para isso.

7 – Acredite na força do entusiasmo!

O entusiasmo é a capacidade que você tem de fazer o que precisa ser feito com alegria e bom humor. É uma energia que vem do seu interior, é ele que o motiva e o empurra em direção aos objetivos. É o entusiasmo que contamina e contagia as pessoas.

Por isso, acostume-se a sorrir sempre, olhe para o seu cliente de cabeça erguida e antes de cumprimentá-lo sorria, demonstre o seu entusiasmo.

Um profissional de sucesso ama o que faz, por isso, o faz com paixão. Transmita forte alegria e energia ao demonstrar seus produtos e serviços, assim seus clientes acreditarão mais em você e se sentirão mais seguros e confiantes. Aprenda a dar valor às coisas boas de sua profissão. Vibre com o que você faz, com cada vitória, essa é a grande fonte de motivos que você tem para continuar entusiasmado ao longo do dia.

8 – Aprenda alguma coisa nova todo o dia!

Ser vendedor é ter a oportunidade de conhecer pessoas novas todos os dias, de aprender algo novo todos os dias. Por isso, saia da rotina para que você se permita conhecer coisas novas. Ande por caminhos diferentes, leia novos livros, ouça uma rádio diferente, aceite as novas amizades. Quem se abdica da rotina consegue se abrir para novas experiências.

Busque sempre aprender mais:

  • Você deve ter disposição para aprender sempre, cada dia mais.
  • Você dever ser humilde para reconhecer que não sabe tudo, e que talvez algum concorrente saiba mais que você.
  • Mantenha-se atualizado: procure ler mais. Alargue seus horizontes, conheça mais do que se passa à sua volta.
  • Conheça pessoas interessantes que lhe tragam novos conhecimentos e experiências de vida. Não acredite que quanto mais experiência tiver, menos precisará aprender.
  • Amanhã você terá mais conhecimento que hoje, se continuar crescendo.
  • Discipline-se para fazer uma avaliação diária de seu desempenho. Isto oferece a cada dia, oportunidades de aprendizado, pois cada venda é diferente.
  • Esteja sempre atento para tirar lições dos seus erros e acertos, pensando no que poderia ser feito melhor.

Aproveite estas oito dicas poderosas, potencialize seu trabalho em vendas e torne-se realmente um vendedor extraordinário. Ouse ir além!

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