Voltar

7ª Necessidade Básica do Ser Humano – Autorrealização e Transcendência

Publicado em | 0 comentários

Dream Perfection/Shutterstock O sentimento de autorrealizações é importante para o ser humano sentir-se pleno, ir além e transcender

No próximo e último nível, o sétimo, da abordagem da Pirâmide de Maslow; estão as Necessidades de Autorrealização e Transcendência.  Isso significa ser quem você é; ser a melhor pessoa que você pode ser e fazer jus ao seu verdadeiro potencial.

Alguns aspectos da necessidade de autorrealização são: criatividade, espontaneidade, aceitação e a realização do potencial pessoal. Uma grande parte disso está em encontrar o seu propósito, descobrir aquilo que realmente te direciona e motiva.

Quando sabemos quem somos, na essência, compreendemos melhor nossos gostos, desejos e sonhos e assumimos o controle da nossa vida. Esta consciência nos guia para os caminhos que desejamos trilhar e nos permite, a cada dia, expandir um pouco mais nossas habilidades e conhecimentos.

Onde Está sua Autorrealização?

Em suas pesquisas, Abraham Maslow constatou que somente 10% dos americanos entrevistados tinham tido suas necessidades de autorrealização atendidas realmente. Contabilizou também que somente 2% estavam realmente satisfazendo todas as suas necessidades de autorrealização.

Já dentre os universitários, pessoas que acabaram de escolher suas profissões e que estão iniciando suas vidas adultas, estimou que apenas 1.8% estavam atendendo suas necessidades de autorrealização. Isso nos encaminha para uma expansão da sétima necessidade, que é a Necessidade de Transcendência.

Mas por que transcender? Por que isso é tão importante? Por que não alcançamos nossa autorrealização de forma mais fácil e simples? Porque essa expansão indica um olhar para além de si mesmo, ou seja, para além de nossas necessidades egoístas, para além de qualquer uma das necessidades que falamos aqui.

Pois, como podemos nos autorrealizar quando tudo a nossa volta está fora de lugar e as pessoas que amamos não encontram seu caminho?

Transcender é, na verdade encontrar o nosso melhor e também oferecê-lo ao nosso próximo. A intenção, com isso, é oportunizar nossa evolução e inspirar os demais a desenvolver o seu potencial infinito.

Por isso, esse nível da Pirâmide Expandida de Maslow é extremamente congruente e similar ao legado da Pirâmide dos Níveis Evolutivos. Clique aqui e saiba mais no artigo estendido ( Autorrealização e Transcendência – Artigo Complementar Pirâmide de Maslow).

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!