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7 Maneiras de Melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho

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7 dicas de como aumentar a qualidade de vida no trabalho | crédito da imagem: Wavebreakmedia

O nível de satisfação do profissional junto ao local onde trabalha está diretamente ligado ao desempenho, produtividade e resultados produzidos.

O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho, como conhecemos hoje é fruto do estudo de vários autores que, mais tarde, viriam a embasar a criação da Escola das Relações Humanas. Começou a ser utilizado nos anos 20, a partir dos estudos realizados na Western Eletric Company, empresa de Chicago, Estados Unidos.

Segundo França (1997:80), a Qualidade de Vida no Trabalho, consiste no conjunto das ações de uma empresa e que envolvem a implantação de melhorias e inovações tanto gerenciais como tecnológicas no ambiente de trabalho.

7 Dicas para Melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho

A falta de um clima organizacional positivo causa baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade que repercutem na estagnação e até mesmo regressão na performance e resultados da empresa.

Porém, além da empresa, é importante que o colaborador também tome iniciativa de estimular o seu próprio bem estar no ambiente de trabalho. Afinal de contas, o profissional que se preocupa em manter sua carreira em constante crescimento, toma providências favoráveis independente do ambiente em que estiver inserido.

Confira abaixo algumas dicas simples e efetivas para este objetivo:

Foco

Um profissional focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente.

Afaste-se das fofocas

Conversas fúteis sobre a vida dos colegas e superiores só alimenta um ambiente hostil. Afaste-se delas e procure eliminar esta conduta do seu dia a dia.

Aprenda a trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas. Colabore com seus colegas e aprenda com eles também.

Cumpra prazos e horários

Planeje-se. Faça um cronograma das atividades que deve realizar durante o dia para conseguir atender suas demandas com qualidade e cumprir prazos e horários previstos. Isso evita estresses e que seu desempenho seja questionado.

Pense positivo

Pare de reclamar e pense numa solução, busque nos desafios as oportunidades de crescer e evoluir. O pensamento positivo possui uma enorme força para atingir o sucesso profissional.

Cultive bons relacionamentos

Mantenha boas relações interpessoais com seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais positivo.

Equilibre vida pessoal e profissional

Moderação, tenha seus horários para entrar e sair do emprego. Durante o expediente a dedicação deve ser 100% mas, após concluir sua jornada desconecte-se e aproveite seu descanso para praticar esporte, visitar amigos, estar com a família, assistir um bom filme, ver seu programa favorito. Revigore sua mente!

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