O nível de satisfação do profissional no local onde trabalha está diretamente ligado ao desempenho, produtividade e resultados produzidos. O conceito de qualidade de vida no trabalho, como o conhecemos hoje, é fruto do estudo de vários autores que, mais tarde, viriam a embasar a criação da Escola das Relações Humanas. Ele começou a ser utilizado nos anos 1920, a partir dos estudos realizados na Western Eletric Company, empresa de Chicago, Estados Unidos.

Segundo França (1997:80), a qualidade de vida no trabalho consiste no conjunto das ações de uma empresa e que envolvem a implantação de melhorias e inovações, tanto gerenciais como tecnológicas no ambiente de trabalho. Mas e quanto ao que cada profissional, individualmente, pode fazer para melhorar a qualidade de vida no trabalho? Será que há algo que nós mesmos podemos fazer para que o dia a dia profissional seja mais prazeroso? É o que você vai descobrir no artigo a seguir!

7 dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Confira 7 atitudes que você, no seu ambiente de trabalho, pode desenvolver para viver com mais harmonia e qualidade.

1. Desenvolva o foco

Um profissional focado e comprometido com o seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente. Por isso, organize as suas demandas e realize-as, uma de cada vez. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo, pois isso não funciona e é muito desgastante. Dedique-se a uma tarefa por vez, concentrando-se e dando o seu melhor. Além disso, entenda que ter foco é não dar atenção às distrações. Portanto, deixe as conversas paralelas e as redes sociais para os momentos de pausa.

2. Afaste-se das fofocas

Conversas fúteis sobre a vida dos colegas e superiores só alimenta um ambiente hostil. Afaste-se delas e procure eliminar essa conduta do seu dia a dia. Os ambientes de trabalho em que as pessoas conversam sobre essas questões pessoais quase sempre veem nascer intrigas, conflitos e confusões que afetam a vida pessoal e profissional dos envolvidos. Afaste-se desse tipo de conversa, pois participar dessas confusões pode manchar a sua reputação profissional.

3. Aprenda a trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas. Por isso, colabore com os seus colegas e aprenda com eles também. Trabalhar em equipe significa ser responsável, pontual e dedicado às atividades que dependem de você. Significa também pedir ajuda quando for preciso e ajudar a quem estiver necessitado. Um time é formado por pessoas com competências diferentes, justamente para que se complementem e compartilhem o que sabem umas com as outras.

4. Cumpra prazos e horários

PSC

Planeje-se. Faça um cronograma das atividades que deve realizar durante o dia para conseguir realizar as suas demandas com qualidade e cumprir os prazos e horários previstos. Isso evita estresses e que o seu desempenho seja questionado. Além disso, lembre-se de que, no trabalho em equipe, quase sempre o nosso desempenho impacta ou é impactado pelo desempenho dos outros. Portanto, faça a sua parte e não deixe que a equipe seja prejudicada pela sua falta de responsabilidade. Organize-se!

5. Pense positivo

Pare de reclamar e pense em uma solução. Busque nos desafios as oportunidades de crescer e evoluir. O pensamento positivo possui uma enorme força para atingir o sucesso profissional. Lembre-se de que pensar positivo não significa ignorar os riscos das suas decisões, mas sim acreditar que, fazendo tudo da maneira correta, você atingirá as suas metas. Por isso, estude, trabalhe, troque ideias construtivas com as pessoas ao seu redor e planeje o seu crescimento. Seja otimista, mas não se esqueça de agir!

6. Cultive bons relacionamentos

Mantenha boas relações interpessoais com os seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais positivo. Para que isso seja possível, seja sempre educado, gentil e empático. Coloque-se no lugar dos outros antes de falar ou agir de alguma maneira. Além disso, procure deixar os problemas pessoais de lado durante o expediente, evitando que as suas insatisfações dessa área da vida se propaguem também no meio profissional. Procure administrar o seu humor para conviver bem.

7. Equilibre a vida pessoal e a vida profissional

Moderação: tenha horários definidos para entrar e sair do emprego. Durante o expediente, a dedicação deve ser 100% ao trabalho, mas, após concluir a sua jornada, desconecte-se e aproveite o seu descanso para praticar esportes, visitar amigos, estar com a família, assistir a um bom filme, ver o seu programa favorito etc. Revigore as suas energias equilibrando esses dois lados da vida. Ser feliz depende de ambos, sendo que dedicar-se excessivamente a um vai impactar obrigatoriamente o outro.

Dica extra: se não estiver feliz, mude!

Por fim, lembre-se de que você não é uma árvore! Isso quer dizer que você tem a capacidade de mover-se e mudar de lugar quando estiver infeliz. É claro que o emprego dos sonhos não existe, pois todos têm aspectos que não nos agradam. Todavia, se a maior parte dos itens que você avalia no seu emprego atual for negativa, no sentido de prejudicar a sua qualidade de vida e torná-lo infeliz, não hesite em procurar outras oportunidades. Você não merece perder tempo com isso!

E você, ser de luz, tem sentido qualidade de vida no seu trabalho? Por quê? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!