Conheça os comportamentos vilões da produtividade, aprenda como evitá-los e alcance resultados extraordinários em sua carreira. | Depositphotos monkeybusiness

Acabamos de iniciar um novo e surpreendente ciclo de 365 dias. Passado o recesso de final de ano, é hora de voltar ao trabalho e de continuar a desenvolver as atividades normalmente. Porém, será que você tem aproveitado efetivamente o seu tempo e sido um profissional realmente produtivo?

A produtividade no trabalho está diretamente ligada à capacidade do colaborador em atender as demandas solicitadas com: qualidade, responsabilidade, coerência e, especialmente, agilidade. Quanto melhor executamos nossas atividades, mais nos aperfeiçoamos no que tange o aprimoramento de nossa capacidade técnica, à melhoria dos nossos comportamentos e, com isso, crescemos profissionalmente.

Outro ponto que destaca o profissional produtivo está em sua habilidade de fazer uma extraordinária gestão do seu tempo. Essa boa divisão é o que facilita a que possa atender as prioridades e ainda conseguir entregar, dentro dos prazos, todas as suas demandas.

Já existem empresas que estimulam e “premiam” os profissionais pela produtividade. Na prática, isso significa dar mais liberdade quanto aos horários e autonomia para os colaboradores gerirem o próprio trabalho.

Existem locais, por exemplo, onde os colaboradores que atingem suas metas, independente do período do mês, são premiados com dias de folga, pelo resto do mês, sem nenhum abatimento nas férias. Com esta alternativa, estas organizações têm notado um crescimento no desempenho dos profissionais, aumento da motivação para o trabalho e dos rendimentos.

Nestes casos, as empresas comprovaram que oferecer flexibilidade também colabora para aumentar, significativamente, a produtividade de seus funcionários. Entretanto, cada caso deve ser analisado de forma isolada, pois nem para todas as organizações e profissionais, o método pode funcionar.

Os 5 Grandes Vilões da Produtividade

PSC

Segundo recente pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, existem cinco comportamentos, no ambiente de trabalho, que colaboram diretamente para a improdutividade. Veja a lista destes vilões da produtividade e, analise, sinceramente, se você também tem algumas destas atitudes durante seu expediente.

  • 35% Navegar na Internet (sites e redes sociais)
  • 27% Conversas de Corredor (quando os profissionais estão fora de seu setor/mesa de trabalho);
  • 20% Atender ligações e responder emails pessoais;
  • 07% Excesso de emails corporativos (devido ao fluxo intenso de emails, muitas vezes, desnecessários, se torna mais difícil atendê-los, conciliar as demandas e ser produtivo).

O estudo demonstra uma necessidade de acompanhamento dos profissionais e de mensurar, continuamente, o seu desempenho e os fatores que podem prejudicar a produtividade e o alcance dos resultados. Isso também possibilita fazer uma melhor gestão de pessoas, no que tangem o alinhamento dos comportamentos que a empresa considera os mais adequados em seu ambiente de trabalho.

7 Dicas Para Ser Mais Produtivo

  1. Organize suas Demandas – Para isso classifique as suas tarefas, comece pelas mais urgentes e importantes e depois faça as demais. Isso permite que você visualize o seu dia e se programe mentalmente para atender cada atividade, de acordo com a complexidade e o tempo necessário para executar cada uma.
  2. Gestão de Emails e Tarefas – Muitos profissionais reclamam do excesso de emails corporativos que recebem diariamente e da dificuldade em atendê-los. Caso este seja o seu problema também, converse com sua equipe, gestores ou colegas e avaliem o que pode ser filtrado, melhorado, ou se é preciso definir um período específico do dia, só para responder ao correio eletrônico.
  3. Evite Conversas Fora de Hora – além de dar pano de fundo para fofocas, isso prejudica a atenção dos colegas que estão por perto, representa um bom tempo do seu dia desperdiçado. Se, por exemplo, você faz isso por 20 minutos, diariamente, numa semana você já perdeu uma hora de trabalho. Use o bom senso.
  4. Utilize a Internet com Moderação – pois quando o colaborador extrapola o bom senso, o que deveria ser um aliado, se torna prejudicial à execução de seu trabalho. Evite tomar seu tempo nas redes sociais, em bate-papos e outros sites. Lembre-se das suas demandas e responsabilidades consigo mesmo e à empresa;
  5. Foque nas Demandas da Empresa – atender ligações e responder aos emails pessoais, durante o expediente, além de ser antiético é um mau exemplo para os colegas. Eventualmente, e, em casos de urgência, existem exceções, porém fazer isso frequentemente, além de prejudicar sua produtividade mostra falta de profissionalismo.
  6. Fique Atento aos Horários – Um profissional produtivo é um exímio gestor do próprio tempo. Por isso, organize-se para chegar sempre pontualmente no trabalho, respeite os horários estipulados, evite ficar enrolando e inicie suas atividades tão logo chegar à empresa.
  7. Elimine a Procrastinação – Este hábito de deixar tudo para depois é um dos principais inimigos da produtividade. Tenha foco em suas atividades e busque terminá-las o quanto antes. Quanto maior for a sua dedicação, melhores serão os seus resultados.

Um dos benefícios de ser proativo está em ter mais tempo para dar atenção aos outros setores da vida. Com uma gestão de tempo, feita de modo eficiente, é possível conciliar o trabalho e aproveitar os momentos de lazer e com amigos e família.

Com certeza, um dos elementos que definem os resultados que alcançaremos, ao longo de nossa vida, é evidenciado pela nossa capacidade de ação, ou seja, não basta apenas imaginar e colocar no papel nossas metas e objetivos; é preciso agir e ser proativo efetivamente.

Para ser produtivo é preciso estar atento e evitar os comportamentos listados acima. Para crescer e se destacar na carreira, é fundamental ter foco e assumir o compromisso com a realização de suas metas e objetivos. Reflita sobre o que ainda pode ser melhorado e se suas atitudes e comportamentos não estão prejudicando sua produtividade. Aproveite as dicas e tenha um ano extraordinariamente produtivo.