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7 Características que deve ter um profissional de vendas

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Conheça as características essenciais a todo profissionais de vendas e saiba como elas podem potencializar o alcance de suas metas | Depositphotos.com Deklofenak

Responda rápido – Qual característica você mais aprecia em um profissional de vendas? Não sei se já reparou, mas com certeza, este é um dos profissionais mais presentes em nossas vidas atualmente.

Vivemos numa sociedade de consumo, onde bens, produtos e serviços são comercializados em larga escala e se tornam cada vez mais acessíveis à população. Com isso, o profissional de vendas ganha ainda mais importância, pois se tornou a principal interface entre as empresas e os seus clientes.

Entretanto, vender exige bem mais que repetir frases prontas e aplicar a estratégia da insistência ou do desconto. O consumidor está cada vez mais exigente e informado, e para convencê-lo, o vendedor de hoje tem que estar ainda mais bem preparado.

Por isso, existem características específicas que devem ser desenvolvidas e aprimoradas, no intuito de potencializar ainda mais a performance dos profissionais que atuam, direta e indiretamente, com vendas e que irão apoiá-los no alcance efetivo e progressivo de suas metas.

Confira 7 Características que Deve Ter um Profissional de Vendas:

  1. Inteligência Emocional – Uma venda pode acontecer em minutos ou mesmo em dias ou meses. Durante uma negociação longa, por exemplo, é fundamental que o profissional de vendas aprenda a controlar e lidar com emoções e sentimentos como: ansiedade, raiva, angústia e frustração. Isso permitirá ao profissional manter-se firme e confiante.
  2. Estratégia – O mercado de vendas pode ser bastante rentável, como também bastante instável. Para não ficar a mercê desta instabilidade, o profissional de vendas deve traçar estratégias para alcançar suas metas num prazo determinado. Definir um plano de ações ajudará a ter alternativas, caso algo não saia como esperado.
  1. Poder de Comunicação – A comunicação vai além das palavras. No caso de vendas, compreende observar, perceber e sentir o que o cliente deseja, mesmo quando ele não consegue expressar-se verbalmente. Aprender a se comunicar e entender as necessidades, de cada tipo de perfil, é um super diferencial, uma vez que isso favorece a que o vendedor tenha ainda mais chances de fechar suas vendas.
  1. Foco em sua Meta – Na maioria das empresas, o salário final de um vendedor está diretamente ligado ao seu desempenho. Para que sua renda não seja comprometida, é fundamental seguir um planejamento, fazer uma boa gestão do tempo e evitar atitudes que prejudiquem os resultados. Ter foco ajuda a não perder de vista os seus objetivos e a se comprometer com eles até sua conclusão.
  1. Automotivação e Resiliência – No mundo das vendas seu colega de trabalho pode ser também seu principal concorrente no cumprimento de sua meta mensal. Para conseguir lidar com o alto nível de competitividade, é preciso buscar sua própria motivação, focar em suas metas e objetivos de vida, e ser bastante resiliente para superar frustrações e não desistir da profissão.
  1. Amar o que faz – Sem dúvida, os melhores profissionais de vendas são aqueles que amam o que fazem e demonstram esta paixão em seu trabalho diário. Vendedores assim, além de se destacarem na profissão, conseguem a preferência dos clientes, ganham a confiança para assumir cargos de gestão. Também são tidos como fontes de inspiração para os novos profissionais, conquistam melhores salários, têm maior credibilidade ao apresentar os produtos, e de quebra, ainda ganham boas indicações das pessoas atendidas por eles.
  1. Buscar evolução contínua – Uma coisa é certa: produtos, consumidores e empresas mudam constantemente. É preciso acompanhar esta evolução, estar atento às novas demandas e procurar atendê-las assertivamente. Por isso, o profissional de vendas deve investir, continuamente, em seu desenvolvimento por meio de treinamentos e cursos de Coaching de Vendas, por exemplo.

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