Hikcrcn/Shutterstock Acessar o conhecimento é mais que entender suas teorias, é também conectar-se com a realidade e as emoções contidas nela

Para mim, essa lei se conecta profundamente com a 5ª Lei da Aprendizagem – Contar Histórias. Acredito que o importante não é saber o que se aprende, mas sentir o que se aprende. Para mim o grande segredo está no emocional, porque é na emoção que o saber se torna verdadeiro e passa a fazer parte da nossa vida.

Já sabemos que temos dois selfs. Existem grandes diferenças entre o self 1 e 2 – O self 1 é o racional, o intelectual e o self 2 é o transcendente, mais emocional por ser mais livre. Embora os dois selfs ativem partes diferentes de nós, eles estão conectados.

Muito da emotividade deve vir, primeiro, do intelecto, superando essa parte. É possível sabermos tudo sobre a situação econômica de uma cidade, um estado, um país. Podemos saber como a economia se desenvolve, os índices de analfabetismo, de pobreza, de violência contra as mulheres, de mortalidade infantil.

Todos esses dados estão disponíveis em páginas de sites de estatística. Agora, experimente sair um dia da sua casa ou trabalho e ir até esse lugar do qual você tem os dados e olha o rosto das mães cujos filhos padecem de doenças causadas pela falta de saneamento básico e de alimentação adequada. Ou em que as crianças não tem um local adequado nem para brincar.

Imagine-se entrando na cozinha de uma dessas casas e vendo algumas latas vazias sobre o armário e um punhado de feijão aguado para as crianças comerem à noite. Olhe nos olhos da mãe que segura um bebê faminto nos braços e carrega uma gigantesca barriga de oito meses de gestação.

Não há conhecimento intelectual no mundo que supere o aprendizado emocional que essas experiências nos trazem. Ou, também podemos dizer, que o conhecimento intelectual nos permite compreender melhor a realidade que nos provoca tais emoções.

A Importância de Sentir as Emoções e Entender as Razões

PSC

Emocionar as pessoas é abrir uma janela para a entrada do conhecimento. Mais que isso, emocionar as pessoas é iniciar o processo de aprendizagem, pois o despertar de uma emoção positiva já é o start para a aquisição de conhecimento. Sentir é bem mais que saber, pois o sentir engloba o saber.

A lógica e as emoções se encontram na cognição. Ambas são formas básicas de trabalho dos hemisférios do cérebro. É aí que acredito que a quinta lei “Conte histórias” é bastante congruente com essa. Muitas vezes as histórias, parábolas, os exemplos e cases ativam emoções pela empatia que elas causam. Assim, há uma porta aberta para o conhecimento.

Sabemos que algumas situações em treinamentos e palestras podem acessar emoções dolorosas, que incomodam e causam, de início, desconforto físico e mental, mas esse processo é necessário.

Alguns filmes, trechos de filmes, músicas, imagens e contos mexem pessoalmente com as pessoas. Elas são lançadas no passado e se deparam com memórias que estavam silenciadas. Esses primeiros momentos poderão parecer pouco proveitosos, mas eles são uma oportunidade de transformação através do aprendizado.

E você, deseja aprofundar-se ainda mais sobre todas as leis do aprendizado e muito mais? Faça a Formação Professional & Self Coaching, acesse todo seu potencial e leve suas possibilidades ao infinito. Permita-se! Experimente, Faça o PSC!