Voltar

6 dicas para ser um profissional pontual

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Dashek Você é um profissional pontual? Confira dicas para tornar esta característica um hábito em sua rotina.

A pontualidade é uma das principais características que um bom profissional precisa desenvolver para se destacar e ser bem visto dentro do ambiente organizacional. Chegar no horário não é só apenas uma norma que deve ser cumprida diariamente, ela também demonstra responsabilidade e comprometimento com a empresa onde você está inserido.

É importante lembrar que no ambiente de trabalho estamos sendo observados a todo momento e, diante disso, é fundamental sanar ou evitar atrasos constantes, pois eles podem manchar e afetar negativamente a sua imagem profissional.

A pontualidade não diz respeito a apenas chegar dentro do prazo de sua jornada de trabalho, ela também está diretamente ligada ao cumprimento de datas, horários, atividade e tarefas dentro da organização.

Com certeza você já conheceu ou conhece algum colega de trabalho que costuma estar constantemente atrasado, não é mesmo? Basta pensar na sensação que o atraso dele causa para imaginar o que isso significa para seus chefes e superiores. Por isso, é bom estar atento!

Dicas para ser mais pontual

Se a pontualidade não é o seu forte, preparei algumas dicas importantes que podem te ajudar a se tornar mais pontual. Confira:

1.    Administre o seu tempo

Uma das principais causas da falta de pontualidade dos profissionais está na falta de administração do tempo. Por isso, é bom se planejar antes de começar o dia, como verificar sua agenda e compromissos, deixar seu café pronto ou se levantar mais cedo para prepará-lo, deixar suas coisas arrumadas e perto do local de saída para evitar perda de tempo.

2.    Antecipe seus atrasos

Se o seu trajeto de casa para o trabalho costuma ter muitos imprevistos como trânsito ou congestionamentos, por exemplo, é bom se antecipar para que isso não te impeça de chegar à empresa dentro do horário.

Se seus atrasos tem sido frequententes, uma boa dica é sair 15 minutos mais cedo de casa e, principalmente, conferir sua rota antecipadamente para planejar quanto tempo gastará em seu deslocamento.

3.    Seja comprometido com você mesmo

Todo comportamento que executamos com freqüência acaba se tornando um hábito. Por isso, se você não quer ser visto como uma pessoa nada pontual em sua vida pessoal e profissional, procure se comprometer consigo mesmo. Não tem nada pior do que “tomar chá de cadeira” de alguém, não é mesmo? Se você não gosta de esperar, imagina os outros?

Se empenhe em chegar mais cedo em qualquer compromisso e, assim, com o passar do tempo, esta atitude não será mais um esforço, pois fará parte das características que definem você.

4.    Adquira novos hábitos

Uma atitude comum da maioria das pessoas é ativar o botão soneca por mais alguns minutos assim que o despertador toca, não é mesmo? É bom lembrar que estes poucos minutos perdidos de sono não foram planejados na noite anterior e eles podem fazer grande diferença se você quer chegar no horário em seu trabalho.

Por isso, que tal adquirir novos hábitos, como se levantar assim que o despertador tocar? No começo pode ser difícil, mas nada que a rotina não se torne um hábito regular. Assim que acordar, lave o rosto e tome um banho para que o seu corpo acorde com mais rapidez.

5.    Analise o tempo gasto em atividades matinais

Outra dica importante é analisar o tempo que você gasta em hábitos matinais, como tomar banho ou preparar o café da manhã, por exemplo, e reveja se o horário estabelecido para acordar está sendo suficiente para realizar tais atividades. Talvez esse seja um dos motivos que prejudicam a sua pontualidade no trabalho.

6.    Deixe suas coisas preparadas

Durante a manhã você pode perder muito tempo em atividades não planejadas como escolher a roupa adequada, não é mesmo? Por isso, uma excelente dica é deixar todas as suas coisas preparadas e arrumadas na noite anterior, assim, você conseguirá se arrumar dentro do prazo e sair de casa com um pouco mais de antecedência.

Essas dicas foram importantes para você? Então curta e compartilhe com seus amigos o conhecimento!

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!