Voltar

Avaliação de desempenho de colaboradores – 6 formas eficientes de aplicar  

Publicado em | 0 comentários
Avaliação de desempenho

Alexander Supertramp/Shutterstock A avaliação de desempenho é uma forma excelente forma de potencializar os resultados dos profissionais e da empresa

A avaliação de desempenho é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para mensurar performances, potencializar desempenhos e, principalmente, aumentar resultados de profissionais, equipes, departamentos e da empresa como um todo.

Além disso, ela também é uma alternativa extremamente eficaz para motivar profissionais. Isso porque ao avaliar os funcionários é possível gerar feedbacks positivos e maior comprometimento e entusiasmo deles com a organização.

Ao ser avaliado, por exemplo, o colaborador pode verificar quais são suas habilidades mais desenvolvidas, quais são as competências que precisa aprimorar, seus melhores talentos, suas capacidades individuais e coletivas e uma série de outros pontos essenciais para seu crescimento na carreira.

Exemplos de modelos para avaliação de desempenho de colaboradores

Existem diversas formas e métodos de avaliação de desempenho de colaboradores. Um indicado para cada tipo de necessidade ou objetivo corporativo.

Confira as ferramentas mais comuns utilizadas no mercado para avaliar profissionais de forma eficaz e assertiva.

1.    Avaliação 360º Graus

A avaliação 360º é uma poderosa metodologia de avaliação de colaboradores aplicada para mensurar o desempenho de profissionais e líderes. Sendo assim, cada um é avaliado por si mesmo, seus superiores, subordinados, colaboradores, gestores e diretores com o objetivo de melhorar o desempenho e aumentar seus resultados individuais e enquanto líder.

2.    Coaching Assessment

O Coaching Assessment trata-se de um método de avaliação que visa compreender o perfil comportamental dos colaboradores de uma empresa bem como seus pontos fortes e fracos, traços de sua personalidade e competências de cada um fundamentais para o exercício da função empregada na empresa onde atuam.

3.    Tabelas gráficas

Outro método bastante interessante que pode complementar os processos de avaliação de desempenho são as famosas tabelas gráficas. Neste modelo, os colaboradores são avaliados entre uma série de competências e habilidades como trabalho em equipe, iniciativa, comprometimento, pontualidade, produtividade, foco, disciplina, alcance de metas e muitas outras com notas que variam entre excelente, bom, regular, mediano ou ruim.

4.    Pesquisa de campo

Trata-se do método de avaliar funcionários através de pesquisas, questionamentos e entrevistas entre especialistas, normalmente a área de recursos humanos, e seus gestores, diretores, subordinados, colegas etc.

5.    Questionários prévios

Neste modelo de avaliação, os colaboradores são avaliados através de questionários prévios onde se deve escolher alternativas que mais se enquadram ou se aproximam do perfil do colaborador. Geralmente são utilizadas frases ou situações vivenciadas pelo profissional no dia a dia da empresa.

6.    Avaliação por incidentes críticos 

Esse método visa avaliar somente “comportamentos intensos”, ou seja, fora do padrão normal de qualquer colaborador. Visa identificar comportamentos extremamente positivos ou negativos em cada colaborador a fim de mensurar seus principais pontos fortes e de melhoria, além de identificar perfis comportamentais e níveis de personalidade.

Este artigo foi útil e interessante para você? Então lembre-se de sempre se lembrar de nunca se esquecer de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!