Voltar

5ª Necessidade Básica do Ser Humano – Estética  

Publicado em | 0 comentários

Kiuikson/Shutterstock A Necessidade Estética diz respeito a contemplação da beleza, do simétrico e do belo

Agora entraremos nas necessidades de ordem superior ou necessidades de crescimento. O próximo e quinto nível vem da versão estendida da Pirâmide de Maslow, nele abordaremos a Necessidade Estética.

Podemos descrever isto como sendo uma necessidade por venustidade, ordem e simetria. E como humanos, essencialmente, temos um desejo por ter e alcançar nosso próprio ideal de beleza. O certo é que existem padrões culturais e até mesmo sociais de beleza e que cada local do mundo a entende, aprecia e vivencia de maneiras bem diferentes.

A beleza como necessidade humana já estava presente na filosofia grega. Há relatos de diversos diálogos entre grandes filósofos sobre a beleza, à contemplação do belo, sua relação com o real e o abstrato, desde os primórdios.

Assim, a beleza pode estar em todos os lugares – nas referências artísticas, na música, na moda, gastronomia, no gosto pelas artes plásticas e cênicas. Pode estar no cinema, pode estar na contemplação da natureza e da essência humana ou mesmo na apreciação da arquitetura ou astronomia, por exemplo.

“A beleza está nos olhos de quem vê”

Mas como diz o ditado – “A beleza está nos olhos de quem vê”. Podemos, portanto, discriminar algo que aos nossos olhos não é bonito, mas ainda assim devemos respeitar visões diferentes, pois cada um tem um modo de enxergar as belezas á sua volta.

Quando você vê alguém vestido com cores ou estampas que, em sua opinião, não são harmônicas, quando você entra em algum ambiente que está mal organizado; isso causa certo incômodo, não é mesmo? Isso ocorre porque a organização, a beleza e a simetria nos afetam da mesma maneira, pela sua presença ou ausência, pois estão presentes em tudo e também em nós.

O certo é que cada ser humano satisfaz sua necessidade estética de uma forma peculiar. Alguns seguem a regra do “seja você mesmo” e aceitam a si e aos outros como são. Outros querem mudar partes do corpo e transformar sua aparência para serem cada vez mais bonitos. Isso acontece porque, de forma geral, nossa humanidade não se faz com a ausência do que consideramos belo.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!