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5 Técnicas de Vendas por Telefone

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Richard M Lee/Shutterstock Para ser efetivo nas vendas por telefone o vendedor deve dominar as técnicas de vendas não presenciais

Como você prefere vender ou ser atendido – por telefone, email ou pessoalmente? Com a expansão da internet e das comunicações, se antes tínhamos acesso apenas aos vendedores presenciais, hoje, a qualquer hora e momento, do dia, podemos ser surpreendidos com uma ligação ,cujo intuito é fazer a venda de produtos ou serviços.

Vender frente e frente tem a vantagem de poder avaliar e perceber o cliente não apenas por meio de sua voz, mas também de suas expressões físicas e faciais, por exemplo. Além disso, estando num local específico, como uma loja, o vendedor já entende que o foco do consumidor é sanar sua necessidade, pois foi ele que se deslocou até ali.

Já nas vendas por telefone, nem sempre o cliente pode ou deseja receber uma oferta via ligação, o que prejudica bastante os resultados dos vendedores, que precisam ter bastante jogo de cintura e bons argumentos para convencê-lo a ouvir sua proposta e fechar a venda. Por isso mesmo, conhecer e dominar técnicas de vendas por telefone é fundamental!

Técnicas de Vendas por Telefone

Técnicas Spin Selling – Esta é uma poderosa técnica, de perguntas e respostas, que consiste em fazer uma abordagem mais efetiva e direta ao cliente. Para isso, o vendedor deve buscar coletar quatro importantes informações, no que diz respeito à: Situação,  Problemas, Implicações  e Necessidades. Estas quatro etapas devem agir de modo conjunto para que o vendedor possa oferecer o produto o serviço ideal a cada cliente.

Técnica de Prospecção – Onde a empresa liga para um possível cliente e busca conhecer suas motivações de compra, seus interesses, formar uma lista de interessados e, com isso, definir mais assertivamente o nicho de mercado e o seu discurso de vendas. Exemplo – Olá, aqui é fulano, da empresa Y – Gostaria de saber se o senhor possui interesse em Z tipo de carros e se teria interesse em fazer um teste-drive do modelo X?

Técnica da Venda Direta – Aqui o vendedor já prospectou ou já recebeu contato de pessoas que demonstraram interesse no produto. Então, é hora de ligar e vender o peixe – Olá, como vai?… O produto tal tem X benefícios e diferenciais; ajuda a resolver Z problemas e custa apenas Y preço. Quanto melhores forem os argumentos, maiores serão as chances de fechar a venda.

Técnica de Fechamento – Agora que o cliente já foi apresentado ao seu produto e conhece tudo sobre ele, é o momento de fechar a venda. 1 – Você prefere receber o produto em sua casa ou noutro endereço? Temos uma excelente alternativa e desconto na entrega em endereços comerciais. 2 – Como você prefere pagar, boleto ou cartão de crédito? Como fica melhor para você. Para pagamentos em boleto, temos desconto de 10%!

Técnica do Pós – Venda – Depois de já ter feito a venda, além de fazer um pós-venda para ligar e pegar as impressões e opiniões do cliente sobre o produto ou serviço recebido o vendedor também pode aproveitar e oferecer uma nova solução e uma oferta de algo em que tenha demonstrado interesse.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre técnicas de vendas por telefone? Quer aprimorar seus conhecimentos e habilidades na arte de vender e expandir sua atuação como vendedor? Invista em Coaching de Vendas, conheça técnicas inovadoras e efetivas e maximize seus resultados.

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