Você se considera uma pessoa fria em relação aos seus sentimentos? Quando pensamos em pessoas frias emocionalmente podemos ter uma impressão ruim. Contudo, a capacidade de entender os problemas do ponto de vista lógico, deixando os sentimentos em segundo plano, pode ser muito interessante para o sucesso profissional. Exatamente por isso, resolvi fazer esse artigo para você, pessoa querida. Continue lendo para saber mais!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Pessoas frias emocionalmente: 5 qualidades úteis na vida profissional

Hoje vou trazer 5 qualidades de pessoas racionais e frias emocionalmente que você também pode desenvolver no seu cotidiano de trabalho para se sair bem. Confira quais são as competências e qualidades que as pessoas mais racionais podem nos ensinar e entenda como elas podem ser úteis em seu dia a dia. Veja:

1 – Distanciamento dos sentimentos: ter um lado emocional forte e bem desenvolvido é saudável, contudo, no ambiente profissional isso deve ser sempre bem medido. Muitas pessoas enfrentam dificuldades porque misturam questões profissionais com questões pessoais. Saber dissociar um desacordo profissional da relação com o colega é fundamental para evitar constrangimentos, agir com profissionalismo e evitar o início de um atrito desnecessário.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é essencial para quem está buscando por maneiras de desenvolver a inteligência emocional. Além desse tema, a formação ainda ensina sobre autoconhecimento; autodesenvolvimento; o que são crenças limitadoras e como acabar com elas; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; quais são as principais características de um bom líder; e muito mais.

2 – Vitimização: pessoas frias emocionalmente não se sentem vítimas quando algo em seus planos não dá certo. Isso porque elas entendem que não tem nenhum direito a mais que ninguém para que seu destino seja um roteiro perfeito de acertos infinitos, mesmo com dedicação às suas tarefas. Sabendo que, a qualquer momento, a maré pode virar, essas pessoas têm sempre uma atitude ativa diante dos fracassos e não perdem tempo se lamentando.

A formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching é baseada na área de estudo homônima e traz benefícios incríveis para quem passa por ela. o conteúdo irá mostrar que é possível conectar os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento para alcançar um objetivo. Para isso, você irá aprender sobre linguagem não verbal; processos de ancoragem; canais representacionais; metáforas; estrutura do pensamento; novas perspectivas a respeito de assuntos antigos; hipnose Ericksoniana; como transformar sonhos em realidade factível; como integrar os hemisférios cerebrais; como curar fobias; o poder da ressignificação; como negociar conflitos de forma efetiva; como transformar a história pessoal; como fazer uma mudança de hábitos assertiva; e muitos outros tópicos importantes para o desenvolvimento em âmbito pessoal e profissional.

PSC

3 – Objetividade: manter a objetividade nem sempre é fácil, em especial quando se tem sentimentos envolvidos. Porém, pessoas que deixam seu lado emocional em segundo plano tendem a pensar com estratégia. Pense da seguinte maneira: Adianta que você fique pensando em como teria sido se tudo tivesse saído de acordo com seu plano inicial? Melhor ser objetivo e pensar em como resolver o problema ou conquistar a meta, pois essa forma de pensar oferece sempre rapidez na solução dos problemas e maior assertividade na tomada de decisão.

O IBC tem a formação em Business and Executive Coaching (BEC), ideal para quem busca otimizar a performance. Durante o curso, o coachee (aprendiz) irá obter conhecimento sobre quais mudanças comportamentais efetivas; o que são crenças limitantes e como eliminá-las; como lidar com diferentes gerações; como trabalhar em diferentes contextos e em situações de pressão; como fazer uma avaliação 360°; como lidar com a resistência de alguns profissionais; como ampliar a rede de relacionamentos; como direcionar atividades para os resultados esperados; como aumentar o retorno sobre o investimento; e muitos outros temas super valiosos.

4 – Realismo: quem acha que o mundo se divide entre otimistas e pessimistas deve conhecer o terceiro grupo, o dos realistas. São pessoas que mantêm a esperança típica dos otimistas, mas tendo consciência dos percalços que podem encontrar pelo caminho. As pessoas frias emocionalmente se encontram nessa categoria e, por isso, conseguem ter uma visão macro das situações, enxergando, também, os seus menores componentes. Uma característica dos realistas é ter um plano A, B, C e assim por diante.

Baseado nos estudos de psicologia positiva do professor americano Martin Seligman (nascido em 1942), o curso de mesmo nome do IBC traz a tona profundos aprendizados sobre a felicidade autêntica. A formação ensina sobre o que é a psicologia positiva; quais são os elementos do bem-estar; os benefícios da felicidade para a vida pessoal e profissional; quais são os sentimentos positivos; como fazer intervenções positivas na própria vida; como aumentar o foco e a concentração durante as atividades; a experiência do fluxo (flow); o que é mindfulness; terapia do abraço; 24 forças pessoais e 6 virtudes; o que é e como aplicar a psicologia positiva organizacional; como exercer a empatia; quais são os elementos da comunicação positiva; e muito mais.

5 – Sabedoria: se ser perseverante exige muita dedicação, desistir exige um esforço ainda maior. A capacidade que pessoas frias emocionalmente têm de visualizar uma questão amplamente pelo viés lógico é o que faz com que elas compreendam que fizeram tudo o que podiam, naquele momento, para que seu plano desse certo. Não tendo mais como conquistar o objetivo, é melhor deixá-lo de lado e partir para outra empreitada.

O curso em Consultor em Análise Comportamental também do Instituto Brasileiro de Coaching é uma poderosa ferramenta para exercitar o autoconhecimento e também entender melhor os outros perfis. Com os aprendizados da formação, você tem domínio da Teoria dos Perfis Comportamentais; sabe como melhorar o processo de gestão de pessoas; consegue otimizar processos; estimula a construção e sustentação de relacionamentos interpessoais; entende como uma pessoa desenvolve um modo de trabalho, motivação e conduta; define habilidades e necessidades de um indivíduo; é capaz de avaliar tendências comportamentais; e muitos outros temas interessantíssimos.

Então é preciso se esquecer dos sentimentos?

Claro que não! Os sentimentos são importantes para construir uma carreira de sucesso e se orgulhar dela, mas ter visão estratégica e tomar decisões com a lógica é primordial para construir bons resultados também. O ideal é buscar o equilíbrio e nem ser passional ou racional demais, pois precisamos saber dispor de nossas Inteligências racional e emocional para nos sairmos bem.

Como se lembrar disso todos os dias pode ser complicado considerando a quantidade de tarefas que devem ser realizadas, o coaching aparece para ajudar nesse quesito. Por isso é tão interessante investir na educação contínua que o método oferece. Em qualquer momento da carreira ou da vida pessoal, o coaching é uma oportunidade de aprender mais e evoluir, trazendo benefícios para todos os âmbitos.

No lugar de tentar fazer tudo sozinho, busque pela ajuda profissional. Um coach (treinador) será capaz de entender você e indicar quais é o melhor caminho para seguir. Assim, você já começa o processo de transformação de forma ágil e certeira. Nada melhor do que não perder tempo quando se fala do seu progresso pessoal e profissional, não é mesmo?

Se você gostou desse artigo compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: 270757580 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem