Voltar

5 Principais Práticas de Recursos Humanos que sua Empresa Precisa Ter

Publicado em | 0 comentários

Konstantin Chagin/Shutterstock Conheça boas práticas de RH, suas aplicações e leve estes benefícios para sua empresa

Práticas de Recursos Humanos são ações implantadas visando à melhoria contínua dos processos internos das empresas. Estas medidas são importantes para a gestão mais efetiva da organização, a eliminação de seus gaps, melhoria dos procedimentos e para que todos os âmbitos que concernem o ambiente organizacional possam ser atendidos plenamente.

Por isso, de modo geral, também existem práticas de Recursos Humanos que sua empresa precisa ter para assegurar que seus colaboradores possam ter condições de trabalho condizentes com os resultados que se deseja alcançar. Estes procedimentos são importantes e, por isso, vou listar neste artigo alguns dos principais tipos de ações que podem ser aplicadas pelo RH. Confira!

Tipos de Práticas de Recursos Humanos

Integração de Colaboradores – Consiste na integração de novos colaboradores da empresa e na sua incorporação ao novo ambiente de trabalho, em apresentar-lhes sua missão, visão, valores, normas, seus novos colegas, gestores, seu cargo, atribuições e processos de trabalho. Esta adequação é muito importante, e tanto para quem está chegando ao grupo como também para os funcionários mais antigos, pois permite integrar a toda equipe e criar um ambiente de colaboração mútuo.

Pesquisa de Clima – Como está a qualidade do ambiente da sua empresa? Como os colaboradores se sentem durante o expediente de trabalho? Como enxergam a gestão das lideranças e a condução organizacional? Estes são exemplos de perguntas que devem ser respondidas numa pesquisa de clima para que a organização possa conhecer a visão de seus colaboradores e melhorar os aspectos pertinentes, por eles apontados.

Avaliação de Desempenho – Ferramenta que permite avaliar a performance dos colaboradores e da empresa em relação a determinados aspectos e fazer um mapeamento de seus pontos fortes e de melhoria. A avaliação de desempenho também é essencial para reconhecer os talentos, conhecimentos e resultados dos profissionais, bem como os gaps e pontos que precisam ser atendidos, corrigidos, melhorados ou mesmo eliminados.

Investimento em Treinamentos – Desenvolver a área de Treinamento e Desenvolvimento – T&D é uma das principais responsabilidades do RH, pois oferecer aos seus profissionais capacitação contínua, por meio de cursos e formações de Coaching, por exemplo. Isso é muito importante para sua motivação, valorização e também para que a empresa possa crescer; expandir suas possibilidades e maximizar seus resultados por meio da ampliação de conhecimentos, experiências, habilidades e competências técnicas e comportamentais dos seus colaboradores.

Endomarketing – Oferecer à equipe informações sobre a empresa por meio de jornais internos, eletrônicos, impressos e participar a todos sobre as notícias, melhorias, projetos, eventos e mudanças; é essencial para que haja transparência nas ações a sensação de pertencimento à organização. Para isso, o Endomarketing é uma ferramenta importante, pois ajuda a empresa a se comunicar diretamente com seus colaboradores e criar uma comunicação clara e relacionamento interno mais positivo.

Estes são exemplos de práticas de Recursos Humanos que sua empresa também pode adotar para potencializar seus resultados. Porém, além destas destaco os cursos de Coaching voltados para colaboradores, líderes e executivos como mais uma importante prática de gestão para desenvolver, de forma rápida, objetiva e acelerada, o capital humano.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!