Escova/Shutterstock Para ser um empreendedor inovador é preciso regar boas ideias e cultivar a inovação

A inovação no empreendedorismo é um dos principais diferenciais das empresas que estão entrando no mercado em relação àquelas que já estão presentes nele. Representa trazer produtos, serviços e modelos de negócios com uma proposta diferente e que realmente agreguem valor.

Esta é a principal ideia dos startups, que trazem propostas novas aos consumidores visando atender uma necessidade ainda não abarcada pelo mercado convencional. Essa diferenciação se dá porque seu perfil inovador está atento às constantes mudanças do mercado, o que colabora diretamente para uma assertividade maior na hora de escolher o ramo de atuação.

A Inovação no Empreendedorismo

A inovação no empreendedorismo é uma marca de grandes empresas locais e mundiais e ocorre a olhos vistos em nosso dia a dia. Vejamos o exemplo do Google, Facebook e demais redes sociais. Seus fundadores criaram modelos de negócio inovadores, únicos e diferenciados, o que cativou os consumidores e monetarizou sua ideia junto às empresas, por meio da venda de anúncios.

Assim, estar nestes ambientes digitais, acessados por bilhões de pessoas, diariamente, tornou para eles uma fonte de dinheiro bilionária também e exemplos de negócios que são admirados por todos. Nesta linha, surgem outros ramos de atuação e novos empreendedores querendo atender e lucrar com ideias tão atraentes e rentáveis como as dos modelos citados.

5 Dicas Para Inovar em Sua Empresa

Observe ao seu redor – Observe quais oportunidades, demandas e lacunas existem no seu bairro ou cidade e pense em soluções que a sua empresa pode criar para aproveitar estes nichos e atender outra fatia de clientes e do mercado.

Ouça seus clientes – Por falar em seus consumidores, uma boa forma de saber onde sua empresa pode inovar é conversar com eles, ouvir suas opiniões, seus desejos, necessidades e oferecer exatamente o que buscam em sua empresa.

PSC

Pesquise – Saiba o que seus concorrentes estão fazendo e também o que as empresas que admiram fazem de melhor e que também pode ser levado para sua empresa. Boas ideias podem ser adaptadas e trazer bons resultados para seu negócio.

Ouça sua equipe – Valorize seus funcionários e sempre estimule a sua colaboração. Eles conhecem bem sua empresa e seus clientes e podem observar aspectos importantes que você ainda não tenha visto. Reúna seus profissionais e faça brainstorms (reuniões cujo objetivo é ter novas ideias), ouça suas opiniões, visões e dê espaço para colaborarem com suas inovações.

Autodesenvolvimento – Outro ponto essencial aos empreendedores é buscar desenvolver sua visão de futuro, como também habilidades técnicas, emocionais e comportamentais que ajudem na condução assertiva do seu empreendimento.  Assim quanto mais domínio de suas capacidades tiver, mais chances, o empresário terá também de ter ideias novas, que aproveitem seus dons e talentos, e coloquem sua empresa sempre à frente dos concorrentes.

Por fim, como podemos perceber, é mais fácil do que parece colocar inovação no empreendedorismo.  E para aprimorar suas competências, minha dica é – invista na formação Business And Executive Coaching – BEC; um treinamento inovador, pautado nas ferramentas e métodos do Coaching, e voltado para empresários e empreendedores que desejam fazer diferente e estar sempre um passo adiante em seus negócios. Invista em Coaching!